Home » Atualidade » Nacional » Portugueses satisfeitos com as compras nas redes sociais
Portugueses satisfeitos com as compras nas redes sociais

Portugueses satisfeitos com as compras nas redes sociais

O Estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2023” realizado pela Marktest, conclui que os Portugueses se mostram muito satisfeitos com a experiência de compra nas redes sociais. A satisfação com a compra nas redes sociais situa-se nos 8.3 numa escala de 1 a 10. O Facebook continua a ser a rede mais usada para compras, mas o Instagram cresce.

Mais de um terço dos portugueses com perfil criado em redes sociais já fizeram compras diretamente através destas plataformas. Em 2023 o universo de utilizadores de redes sociais a assumir este hábito até recuou ligeiramente face ao ano anterior, de 37,4% para 34,8%. Mas os índices de satisfação com essa experiência de compra estão em alta e subiram para um valor médio de 8.3, numa escala de 1 a 10.

De acordo com os dados da mais recente edição do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest, o Facebook continua a ser a rede social mais utilizada para fazer compras diretamente em redes sociais, com mais de 60% de referências entre quem assume já o ter feito. Mas o Instagram está a ganhar relevância neste domínio, somando já mais de 30% de compradores a indicar esta rede como a que usaram para fazer as últimas compras através deste tipo de plataforma.

Em relação ao tipo de produtos mais comprados diretamente através dos perfis que têm nas redes sociais, os portugueses indicaram a roupa, o calçado e os artigos para o lar como os mais frequentes.

O estudo da Marktest procurou ainda perceber quais as razões mais invocadas pelos indivíduos que referem ainda não ter feito compras através de redes sociais. A preferência por comprar em lojas ou noutros sites, a desconfiança em relação às compras via redes sociais ou o simples facto de ainda não se ter proporcionado a oportunidade para o efeito foram as justificações predominantes.

Sobre o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2023”

“Os Portugueses e as Redes Sociais” é um estudo realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. A informação foi recolhida através de entrevistas online, realizadas entre os dias 12 e 20 de julho de 2023, tendo por base um questionário de autopreenchimento. A amostra foi constituída por 801 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais. Este universo é estimado pelo estudo Bareme Internet da Marktest em 5 milhões e 441 mil indivíduos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.