Home » Sociedade » Escolas e universidade » Pós-graduação de Relações Internacionais
Pós-graduação de Relações Internacionais

Pós-graduação de Relações Internacionais

O Instituto Piaget reforçou a oferta formativa pós-graduada com o lançamento de um novo curso na área das relações internacionais. A nova pós-graduação, intitulada “Relações Internacionais – A Nova (des)Ordem Mundial: Abordagens Regionais para a Paz e os Conflitos”, surge num contexto geopolítico particularmente desafiante, com a guerra na Ucrânia, as sanções económicas à Rússia, as tensões no Indo-Pacífico e a crise energética.

O curso, em regime 100% e-learning, tem a duração de sete meses, e está disponível no ISEIT de Viseu, uma das duas instituições – juntamente com a Escola Superior de Saúde – que integra o Campus do Instituto Piaget de Viseu. Uma das mais-valias da pós-graduação é o facto de poder ser lecionada também em inglês, a par do português, contando com um corpo docente qualificado de especialistas nacionais e internacionais.

O objetivo é contribuir para o fortalecimento do sentido crítico dos estudantes, bem como fornecer ferramentas para uma melhor compreensão dos fenómenos da guerra e da paz, das identidades e conflitos, dos radicalismos e nacionalismos numa perspetiva global. Para o ISEIT de Viseu, a criação do curso corresponde a uma opção estratégica de investimento na área das Relações Internacionais.

De acordo com a coordenadora do curso, Joana Ricarte, a pós-graduação “está delineada para fornecer uma formação especializada ancorada numa perspetiva crítica que analisa as relações internacionais contemporâneas a partir de abordagens regionais”.

E a responsável acrescenta: “O curso fornecerá bases analíticas através de duas unidades curriculares introdutórias que incidem sobre as teorias das relações internacionais e a psicologia política, e cinco módulos de análise empírica sobre o Médio Oriente, a África, a Ásia, a América e a Europa, lecionados por especialistas de reconhecido mérito científico nacional e internacional”.

Doutorada em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra, Joana Ricarte é investigadora no Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra e professora auxiliar convidada de Relações Internacionais na Universidade da Beira Interior. É também investigadora no Centro de Estudos em Conflito e Paz da Universidade de São Paulo, Brasil, e investigadora principal num projeto de combate ao extremismo político financiado pelo programa Horizonte Europa da Comissão Europeia.

O corpo docente integra ainda especialistas como Daniel Pinéu, professor e tutor no Colégio Universitário de Amsterdão, bem conhecido dos portugueses pelo seu papel como comentador televisivo; António Leitão, que produziu uma tese de mestrado centrada na relação energética entre a Rússia e os seus parceiros e tem escrito sobre a política de vizinhança da UE, incluindo o caso da Ucrânia; e Cátia Moreira de Carvalho, investigadora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e consultora da Comissão Europeia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Entre os docentes convidados contam-se também Roberta Holanda Maschietto, autora do blog “Peace Reflections” e investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Marcos Alan Ferreira, professor na Universidade Federal de Paraíba, no Brasil, e na Universidad Núr, na Bolívia; e Guilherme Casarões, professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, Brasil.

Informação completa sobre a pós-graduação em ipiaget.org/pos-graduacoes/relacoes-internacionais

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.