Home » Sociedade » Escolas e universidade » Pós-Graduação em Negócios Sustentáveis e Regenerativos
Pós-Graduação em Negócios Sustentáveis e Regenerativos

Pós-Graduação em Negócios Sustentáveis e Regenerativos

Como incorporar a sustentabilidade e a regeneração na estratégia empresarial e nos negócios, ao mesmo tempo que o desempenho financeiro e as práticas de gestão são beneficiados? Esta é a principal questão à qual a nova Pós-graduação Innovation for Sustainable & Regenerative Business, lançada no âmbito do INSURE.hub, uma iniciativa que envolve a Católica Porto Business School, a Escola Superior de Biotecnologia e a Planetiers New Generation, pretende responder. A nova formação executiva arranca já em fevereiro de 2023.

“Inovadora, interdisciplinar e internacional são as palavras que melhor definem a formação executiva que estamos agora a lançar,” salienta João Pinto, vice-presidente da Universidade Católica no Porto e docente da Católica Porto Business School. “Ao longo da Pós-graduação os participantes vão ser expostos a diferentes áreas como a economia circular, a bioeconomia, a inovação disruptiva e circular, o mapeamento da sustentabilidade na estratégia das empresas, a utilização de soluções disruptivas para investir em territórios e, no final, vão ter de preparar um projeto que agregue todas as áreas,” refere Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Final (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

“O novo curso executivo pretende preparar profissionais com o conhecimento e competências necessárias para transformar os modelos de gestão atuais e evoluir para uma economia limpa e circular, de acordo com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu,” refere António Vasconcelos, co-líder da Planetiers New Generation.

“Mais do que um curso tradicional de gestão, integramos assim, de forma coerente e sinérgica, o conhecimento de duas Faculdades da Universidade Católica Portuguesa com a vasta experiência de parceiros internacionais nas áreas da inovação e sustentabilidade, cruzando as ciências e a gestão,” destaca João Pinto.

Compreender e analisar modelos de negócio que impulsionam a mudança; ter uma visão geral do quadro atual e das regulamentações pendentes da UE para promover a agenda de sustentabilidade; ser capaz de avaliar as decisões corporativas de acordo com critérios de negócio sustentáveis; saber mapear a sustentabilidade na estratégia corporativa, e ferramentas para a gestão estratégica; avaliar oportunidades de negócio assentes na criação de valor, entender investimentos com impacto, relatórios e métricas não financeiras e critérios ESG e ainda compreender os instrumentos de financiamento sustentável (obrigações verdes, obrigações sociais, empréstimos bancários verdes; etc.) são algumas das competências que os participantes poderão adquirir no final do curso.

A Pós-graduação em Negócios Sustentáveis e Regenerativos é especialmente direcionada para gestores nas áreas ligadas à sustentabilidade das organizações e também para funcionários do setor público e privado que pretendam aprofundar conhecimentos nas áreas de economia circular, inovação, liderança, ética, estratégia e finanças sustentáveis. O grande objetivo é fornecer as ferramentas necessárias para que no futuro todos os profissionais nesta área possam tomar as decisões adequadas, numa economia que caminha para a sustentabilidade e a regeneração.

Para mais informações consulte: catolicabs.porto.ucp.pt/pt/curso-detalhes

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.