Home » Sítios & Viagens » Férias » Praias de Sines reabrem todas a 12 de Junho
Praias de Sines reabrem todas a 12 de Junho

Praias de Sines reabrem todas a 12 de Junho

Sines que deu início à época balnear a 1 de junho na Praia Vasco da Gama, abre as restantes praias do concelho este sábado, 12 de junho, até 12 de setembro, com um aviso aos banhistas, “como em 2020, esta época balnear será objeto de restrições impostas pelo Covid-19“.

Uma dessas restrições consiste na capacidade máxima de ocupação das praias, que nesta época balnear é a seguinte: Praia Grande de Porto Covo (400 banhistas), Praia da Ilha do Pessegueiro (700), Praia de Morgavel (400), Praia de São Torpes (2.000), Praia Vasco da Gama (2.000) e Praia da Vieirinha / Vale Figueiros (1.300).

Os utentes das praias devem cumprir um conjunto de deveres, entre os quais, usar máscara até chegar ao areal sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável e evitar o acesso a zonas identificadas com ocupação elevada ou plena. O incumprimento dos deveres pode ser sancionado como contraordenação e obrigar ao pagamento de coimas. (Informação completa no Decreto-Lei n.º 35-A/2021, de 18 de maio).

A indicação do nível de ocupação das praias continua a ser garantida pelas bandeiras triangulares verdes, amarelas e vermelhas, hasteadas nos locais. A aplicação “Info Praia” permite saber a ocupação das praias remotamente, devendo dar-se preferência às que estão com um nível de ocupação mais baixo, assinaladas a verde.

Nesta época balnear, a Câmara Municipal de Sines volta a assumir a vigilância de três praias não concessionadas, concretamente, as praias da Ilha do Pessegueiro, Morgavel e Samoqueira.

A presença dos nadadores-salvadores é assegurada no período entre as 10h00 e as 19h00. A Praia da Costa do Norte será objeto de patrulhamento em viatura motorizada entre o Canto Mosqueiro e a zona do restaurante “O Guia”.

O Município assegura também a limpeza das seguintes praias e zonas envolventes da Freguesia de Sines: Praia da Costa do Norte, Praia de São Torpes, Praia de Morgavel e Praia da Vieirinha / Vale Figueiros. A limpeza das praias da Freguesia de Porto Covo é operacionalizada pela junta de freguesia local. A limpeza da Praia Vasco da Gama é da responsabilidade da Administração do Porto de Sines.

O galardão de qualidade Bandeira Azul da Europa foi atribuído nesta época balnear a cinco praias do concelho: São Torpes, Morgavel, Vieirinha / Vale Figueiros, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro. Todas estas praias, com exceção de Morgavel, são também Praias de Ouro, pelo histórico de qualidade das águas nas últimas cinco épocas balneares.

Como em anos anteriores, é desenvolvido um programa de atividades de educação ambiental no âmbito do programa Bandeira Azul da Europa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.