Home » Economia » Negócios » Preços do cacau aumentaram 35% desde o início do ano
Preços do cacau aumentaram 35% desde o início do ano

Preços do cacau aumentaram 35% desde o início do ano

Apesar de o chocolate ser uma das prendas mais populares para o Dia dos Namorados, a compra deste presente poderá ter um peso mais significativo nas contas familiares este ano, principalmente devido à elevada volatilidade do cacau. Esta matéria prima atingiu um valor de 5500 dólares por tonelada, o dobro em relação aos níveis registados por esta altura no ano passado. Já desde o início de 2024, o preço do cacau já aumentou 35%.

Assumindo que os preços dos restantes ingredientes do chocolate não sofrem alterações, apenas a valorização do cacau deverá provocar um aumento de 12% nos preços dos chocolates ao longo do ano.

Na base deste aumento estão as alterações climáticas que estão a afetar os países da África Ocidental, nomeadamente a Costa do Marfim e a Nigéria, de onde provém a maior parte da produção de cacau a nível mundial. As secas extremas que se fazem sentir durante a maturação das sementes do cacau e as cheias intensas durante as colheitas têm provocado uma redução das perspetivas de produção e o aumento do aparecimento de doenças nos cacaueiros. Estes fenómenos causam não só a destruição das culturas, mas também a redução de rendimentos futuros dos terrenos utilizados.

Embora não atue de forma direta, a guerra na Ucrânia também está a ter influência no aumento dos preços do cacau, uma vez que o conflito está a causar um aumento extremamente elevado nos preços dos fertilizantes, uma vez que a Rússia é um dos principais produtores deste produto. A falta de utilização de fertilizantes tem contribuído para uma maior suscetibilidade das culturas a doenças e à redução dos rendimentos dos terrenos agrícolas.

Por outro lado, a procura a longo prazo está a aumentar moderadamente, com uma média anual de cerca de 2-4%. Os maiores consumidores são, naturalmente, os países europeus e os países da América do Norte, enquanto os consumidores que registam o crescimento mais rápido são a China e a Índia. Neste momento, este fator não constitui um problema. No entanto, se a oferta não se ajustar à procura, o preço do cacau pode quase duplicar em 2030 e atingir os 10 mil dólares por tonelada.

Somando todos estes fatores ao facto de esta ser a terceira época consecutiva em que se regista um défice significativo no mercado, vários investidores preveem que a situação não melhore nos próximos anos.

Os preços do cacau não serão os únicos fatores a influenciar o preço do chocolate. O açúcar e as embalagens têm registado diminuições no preço e as produtoras poderão também optar por utilizar leite em pó, que é mais barato. Por outro lado, as empresas estão a identificar um aumento dos preços da mão de obra e do transporte.

Fonte: XTB Portugal

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.