Home » Sociedade » Social » Premiada a ‘Paixão de Cuidar’ em Concurso inédito em Portugal

Premiada a ‘Paixão de Cuidar’ em Concurso inédito em Portugal

Depois de Itália e Espanha, chega pela primeira vez a Portugal, o programa Paixão de Cuidar a pensar em todos os prestadores de cuidados.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela TENA, que pretende valorizar o acompanhamento físico e mentalmente exigente destes cuidadores que lidam, acompanham e cuidam da população sénior institucionalizada em lares e residências de todo o país.

Esta terça feira, foram conhecidos no Altis Belém Hotel & Spa, os vencedores das duas categorias a concurso, “Melhor História” e “Melhor Ilustração”, numa cerimónia apresentada pela jornalista Fernanda Freitas.

Liliana Patrícia Castro Barbosa, do Centro Social e Paroquial de Alfena – Pólo I, é a vencedora da Melhor História e Fernanda Marques dos Santos Silva, da Santa Casa Misericórdia Aldeia Galega Merceana, é a vencedora da Melhor Ilustração. Houve ainda um reconhecimento especial para “A instituição mais participativa” atribuído ao Centro Social e Paroquial de Alfena – Pólo I. Os premiados irão usufruir de um intercâmbio de experiências com uma instituição em Espanha, viagem com estadias e visitas incluídas.

No decorrer da última década, segundo dados do INE, Portugal viu o número de cidadãos acima dos 65 anos de idade subir para os 2,023 milhões, cerca de 19 por cento da população. Enfermeiros, auxiliares de enfermagem, terapeutas, assistentes sociais, fisioterapeutas e animadores participaram no concurso, onde prevaleceu o cuidado a pessoas seniores, que vivem em instituições e necessitam de um apoio permanente. As candidaturas foram avaliadas por três jurados: Ivone Dias Ferreira, jornalista e Presidente da Associação Vencer o Tempo, Luíz Carvalho, fotojornalista e Maria João Quintela, geriatra e Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia.

Paralelamente a esta iniciativa, a TENA lançou uma petição pública para a criação do Dia do Cuidador, que já atingiu as mil assinaturas. A efeméride visa homenagear os cuidadores informais e profissionais que, diariamente, se dedicam a proporcionar melhores condições de vida a familiares e a uma população idosa institucionalizada.

Recorde-se que, desde que está presente em Portugal, a TENA já trabalhou com centenas de instituições e lares de terceira idade, e milhares de Cuidadores, desenvolvendo continuamente projetos em estrita articulação com os mesmos. Pela sua própria atuação, na área da incontinência urinária, detém uma visão privilegiada sobre o trabalho dos cuidadores, direcionada para as várias dificuldades que enfrentam diariamente no convívio e tratamento de pessoas com condições físicas também já debilitadas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.