Home » Economia » Prémios & Premiados » Premiados os 60 melhores Vinhos da Península de Setúbal

Premiados os 60 melhores Vinhos da Península de Setúbal

A XIX Edição do Concurso de Vinhos da Península de Setúbal, premiou os 60 “Melhores da Região”, na cerimónia que decorreu na passada segunda feira (15), na Tapada da Ajuda, em Lisboa, uma iniciativa da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal (CVRPS), a entidade responsável pela certificação dos vinhos da região.

Globalmente foram avaliados 201 vinhos, de 33 produtores da região e atribuidas 60 medalhas, 20 de Ouro e 40 de Prata. Destaque para os vinhos mais pontuados do concurso (‘Os Melhores’), o José Maria da Fonseca 20 anos, que recebeu duas distinções Melhor Vinho a Concurso e Melhor Vinho Generoso. A Casa Ermelinda Freitas arrecadou a medalha de Melhor Vinho Tinto com o Merlot Reserva 2016. O Melhor Vinho Branco foi atribuído ao Encostas da Arrábida Reserva 2017, da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões. O prémio de Melhor Vinho Rosado foi para o Bacalhôa Roxo – 2017, da Bacalhôa Vinhos de Portugal.

Segundo Henrique Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), ’A XIX edição consagra mais um forte ciclo de crescimento da região (a dois dígitos em 2017 e 2018), mas também de desenvolvimento e consolidação de novos projetos, saldando-se o ano de 2018 como aquele em que o volume de vinhos certificados teve origem no maior número de produtores de sempre: 60, em projetos que se estendem desde o Montijo a Sines.”

Na edição deste ano registou-se um aumento dos vinhos em prova, aumentando a notoriedade da região e reforçando a importância e a necessidade de continuar a apostar no reforço da mesma.

O júri foi composto por um diversificado leque de jurados, profissionais ligados ao mundo dos vinhos e á sua análise sensorial em particular, que envolveu docentes de enologia, técnicos especialistas em análise sensorial das várias regiões vitivinícolas portuguesas, enólogos, escanções, jornalistas e membros do painel de prova da ASAE.

Em Portugal, segundo os últimos dados da consultora Nielsen, de entre os vinhos certificados mais consumidos em Portugal, estão os da Península de Setúbal, mantendo-se como a terceira região vitivinícola de preferência dos portugueses.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.