Home » Saúde » Prémio e bolsa de investigação em Esclerose Múltipla

Prémio e bolsa de investigação em Esclerose Múltipla

O Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM) da Sociedade Portuguesa de Neurologia e a Biogen Idec, atribuíram um prémio e uma bolsa de investigação em Esclerose Múltipla (EM) no valor de 46 mil euros: a Bolsa de Investigação em Esclerose Múltipla (BIEM), no valor de 40 mil euros, e o Prémio EMin, para internos de neurologia, no valor de 6 mil euros. Ambos visam apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos de investigação sobre aquela patologia em Portugal.

A bolsa BIEM foi atribuída ao grupo de estudo liderado por Ana Martins da Silva, neurologista, pelo projeto que pretende identificar os biomarcadores genéticos e epigenéticos da progressão da doença em doentes de EM portugueses. Esta bolsa contempla projetos de investigação multicêntricos, nacionais (podendo haver colaboração internacional), com a duração de dois anos.

Já o vencedor do prémio EMin (Esclerose Múltipla para Internos de Neurologia) foi um estudo nacional sobre a demografia, perfil socioeconómico e características da patologia dos doentes de EM portugueses, desenvolvido por um grupo de estudo liderado pelo neurologista Paulo Alegria.

O EMin tem por objetivo desenvolver os conhecimentos e o interesse dos internos de Neurologia na EM, ao proporcionar-lhes formação específica e ao mesmo tempo estimulando o desenvolvimento de projetos de investigação próprios que culminem na sua publicação. Ao longo do ano de 2014, foi proporcionada formação presencial, através da realização de cinco sessões, e acompanhamento do trabalho de investigação desenvolvido.

Para José Vale, Presidente do GEEM, “estas iniciativas pioneiras na área da Esclerose Múltipla em Portugal são fundamentais para incentivar os profissionais de saúde e os internos a desenvolver mais e melhor investigação clínica, ajudando-os a ultrapassar os constrangimentos financeiros que muitas vezes condicionam o desenvolvimento deste tipo de projetos.”

Sérgio Teixeira, diretor-geral da Biogen Idec Portugal afirma que “a Bolsa de Investigação em Esclerose Múltipla e o Prémio EMin vêm confirmar e sublinhar não só o nosso compromisso com a investigação e a inovação nesta área, mas também a aposta que a companhia tem vindo a fazer em Portugal”.

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica, muitas vezes incapacitante, que ataca o sistema nervoso central, que é composto pelo cérebro, medula espinal e nervos ópticos. Os sintomas podem ser ligeiros ou graves, variando desde formigueiros nos membros inferiores até paralesia ou perda de visão. A progressão, gravidade e sintomas específicos são imprevisíveis e variam de pessoa para pessoa. A EM afecta cerca de 8.300 pessoas em Portugal.[1] A Esclerose Múltipla Surto-Remissão é a forma mais comum da doença, responsável por cerca de 85% dos casos, e é caracterizada por surtos agudos com recuperação total ou parcial com acumulação de incapacidade.[2]

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.