Home » Saúde » Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra
Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra

Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra

A Bluepharma e a Universidade de Coimbra, distinguem a investigação científica a nível internacional, com o Prémio Inovação Bluepharma.

Decorrem até 2 de março, as candidaturas ao Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra, um prémio internacional, no valor de 20 mil euros, que pretende distinguir os melhores projetos científicos desenvolvidos na área das Ciências da Saúde. Este apoio poderá traduzir-se num investimento suplementar de 30 mil euros, uma vez provada a sua viabilidade de mercado.

Os trabalhos a concurso devem ser total ou parcialmente conduzidos por investigadores portugueses, desenvolvidos em instituições nacionais ou estrangeiras.

O prémio tem como critérios de avaliação: o mérito, a originalidade, a inovação e o contributo de projetos científicos com elevado potencial de transformação em produtos ou serviços, com real interesse para a sociedade.

As candidaturas estão abertas até ao dia 2 de março e devem ser submetidas através do formulário disponível em www.bluepharma.pt/innovationaward ou no site da Universidade de Coimbra.

Para o Presidente da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo, “este Prémio é um dos instrumentos com que pomos em prática, de forma consequente, alguns aspetos da nossa aposta na inovação aberta e na investigação de translação”. E acrescentou: “Em 2017 a Bluepharma investiu cerca de 25 por cento do volume de negócios em Investigação e Desenvolvimento (I&D). Ao longo dos últimos três anos, o investimento em I&D ascendeu a mais de 15 milhões de euros. Estes números são uma eloquente demonstração da importância essencial desta área na nossa estratégia empresarial, pois pretendemos estar sempre na vanguarda da inovação num sector tão relevante para a sociedade como é a indústria farmacêutica”.

O Vice-Reitor da Universidade de Coimbra responsável pela área da investigação e inovação, Amílcar Falcão, reforça ainda a importância do alinhamento estratégico desta iniciativa com o investimento que a Universidade de Coimbra tem feito na criação e agregação de massa crítica de qualidade na Área da Saúde. “É legítimo afirmar que a Bluepharma e a Universidade de Coimbra têm feito um percurso exemplar de colaboração rumo ao sucesso e no cumprimento das respetivas missões. Os seus caminhos entrecruzam-se de tal forma que me parece difícil contar a história das duas últimas décadas da Bluepharma sem mencionar a Universidade de Coimbra e vice-versa. Estou por isso convicto que esta parceria daria lugar a um caso de estudo de referência internacional”.

Acrescentou ainda que “Coimbra tem-se afirmado cada vez mais como um pólo de excelência na área da saúde através de um crescente envolvimento em redes internacionais de referência na área da investigação e inovação. Esse esforço tem sido reconhecido internacionalmente e, apenas para citar dois exemplos, Coimbra foi considerada pela Comissão Europeia como uma cidde de referência para a área da saúde e envelhecimento ativo e organizará, já em abril do presente ano, a World Health Summit no âmbito do seu envolvimento no M8 Alliance”.

O Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra, é atribuído a cada dois anos a um projeto inovador na área das Ciências da Saúde. O vencedor será anunciado em maio de 2018.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.