Home » Cultura » Livros » Literatura » Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe
O Prémio Literário e de Estudos "Eufrázio Filipe", uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, que visa apoiar a publicação de obras de literatura e estudos locais, abriu o período de candidaturas até ao final do mês de Abril.

Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe

O Prémio Literário e de Estudos “Eufrázio Filipe”, uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, que visa apoiar a publicação de obras de literatura e estudos locais, abriu o período de candidaturas até ao final do mês de Abril.

Com periodicidade anual e um valor de 5 mil euros por edição, este prémio é atribuído em 3 categorias distintas, de forma alternada: Literatura: Romance, Novela e Conto (na presente edição de 2023), Literatura: Poesia (em 2024) e Estudos Locais (previsto para 2025).

As obras a concurso deverão ser originais, inéditas e não publicitadas por qualquer forma ou meio. No caso do prémio para literatura em 2023, os candidatos têm de ser maiores de 18 anos e naturais, residentes ou que exerçam atividade laboral ou académica no concelho do Seixal. As candidaturas são anónimas e devem ser feitas em envelope fechado, tendo no exterior o pseudónimo adotado pelo autor e a referência: «Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe».

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que «o principal objetivo desta iniciativa é a aposta na qualidade literária e no apoio aos escritores que estão à procura do seu próprio espaço nesta área. Com este galardão, a autarquia reforça o estímulo e a valorização da criação literária e da atividade de investigação, ao mesmo tempo que presta homenagem a uma grande figura do concelho, pelo seu papel relevante para a vida política, cívica e cultural do município».

Os trabalhos a concurso deverão ser entregues na Biblioteca Municipal do Seixal. A cerimónia de atribuição dos prémios decorrerá no âmbito das comemorações do aniversário do concelho. Este prémio tem ainda por objetivos a valorização da língua portuguesa, a promoção da publicação de estudos de carácter local que contribuam para o enriquecimento e divulgação do património cultural e científico e, ainda, o incentivo ao aparecimento de novos valores em áreas como a literatura e a investigação

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.