Home » Municipios » Prémio Município do Ano da AML 2021 para Palmela
Prémio Município do Ano da AML 2021 para Palmela

Prémio Município do Ano da AML 2021 para Palmela

O “Prémio Município do Ano AML 2021”, atribuído a Palmela, reflete o trabalho desenvolvido pelo Município junto da população idosa, na promoção de um envelhecimento ativo, com mais saúde e autonomia.

“Percursos de Vida Saudável – Um projeto de apoio à Idade +”, apresentado pelo Municipio de Palmela, foi o vencedor da categoria regional Área Metropolitana de Lisboa, dos Prémios Municípios do Ano 2021, promovidos pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-CIDADES, para distinguir e disseminar boas práticas autárquicas e colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias.

A Unidade Móvel de Saúde, o serviço de Teleassistência e o voluntariado são os principais eixos da Estratégia Municipal PRIA – Percursos em Rede para a Inclusão Ativa (cofinanciada pelo Portugal 2020), assente na promoção de políticas de combate ao isolamento, prevenção e promoção de hábitos de vida saudável, através do apoio médico e social de proximidade.

Além dos importantes impactos de natureza social que a implementação prática desta estratégia tem registado junto da população com mais de 55 anos, a disponibilização gratuita destes serviços à comunidade tem impactos financeiros positivos, desde logo, na vertente de prevenção da doença, minimizando custos às famílias, SNS e IPSS, bem como por via da teleassistência, que evita ou atrasa o recurso à institucionalização das pessoas mais vulneráveis, conferindo-lhes mais autonomia e segurança.

Na edição de 2016 dos Prémios Municípios do Ano, Palmela esteve entre os nomeados da AML com o projeto “Academia da Proteção Civil de Palmela” e repetiu em 2017, com a candidatura “Centro Histórico de Palmela – Lugar, História e Futuro”. Em 2019, foi finalista na categoria intermunicipal com o projeto “Território Arrábida – Património Partilhado”, em parceria com Sesimbra e Setúbal.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.