Site icon Ipressjournal

Presidente de Cabo Verde visitou Faro

Presidente de Cabo Verde visitou Faro

José Maria Neves o Presidente da República de Cabo Verde, visitou no sábado, a cidade de Faro, onde reuniu com Rogério Bacalhau, o Presidente da Câmara Municipal, para debaterem alguns temas que visam reforçar o estreitamento de laços entre a autarquia algarvia e aquele país africano.

Nesta visita, o Presidente José Maria Neves, foi acompanhado por um representante do Governo Português e pelo Embaixador Extraordinário de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, com um programa que incluía, entre outros momentos, uma passagem pela Universidade do Algarve.

O Chefe de Estado cabo-verdiano efetuou uma oficial de cinco dias a Portugal (de 27 e 31 de julho), a primeira, depois de ser eleito em outubro de 2021 e ter tomado posse no mês seguinte. A visita, realizada a convite do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, também proporcionou diversos encontros com a comunidade cabo-verdiana radicada em Portugal

«Para nós foi uma honra e uma alegria poder acolher o Sr. Presidente da República de Cabo Verde», refere Rogério Bacalhau, destacando que «todas as oportunidades de cooperação são muito bem vistas pela autarquia, que deseja valorizar as relações internacionais, sobretudo com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, até porque, sabemos, há muitos emigrantes no nosso concelho e população que já é segunda geração e que são oriundos de Cabo Verde».

José Maria Neves nasceu em 1960, em Assomada, Ilha de Santiago, estudou Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas, no Brasil e obteve o doutoramento em Políticas Públicas, no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Foi Primeiro-Ministro de março de 2001 a abril de 2016. Presidiu o PAICV, o Partido da Independência de Cabo Verde, tendo ganho três eleições legislativas nacionais. Antes de se tornar Primeiro-Ministro e Chefe do Governo, José Maria Neves foi Deputado, Presidente do Governo Municipal de Santa Catarina e Presidente da Organização da Juventude Amílcar Cabral. Como profissional, trabalhou na Direção Geral da Administração Pública de Cabo Verde.

Partilhe:
Exit mobile version