Home » Sa√ļde » Preven√ß√£o e tratamento precoce do F√≠gado Gordo
Prevenção e tratamento precoce do Fígado Gordo

Prevenção e tratamento precoce do Fígado Gordo

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) promove uma ação de consciencialização para a Esteatose Hepática Não-Alcoólica, mais conhecida como Fígado Gordo, uma doença silenciosa que afeta mais de 1 milhão de portugueses.

Sob o mote ‚Äú#StopNASHNow‚ÄĚ, a iniciativa surge no √Ęmbito das comemora√ß√Ķes do Dia Internacional da Esteatose Hep√°tica N√£o-Alco√≥lica (NASH), assinalado a 9 de junho, decorrer√° durante o m√™s de junho, nas redes sociais da associa√ß√£o, com o objetivo de alertar a popula√ß√£o para a import√Ęncia de prevenir, detetar e tratar precocemente esta doen√ßa, que quando diagnosticada pode encontrar-se j√° em fases avan√ßadas.

‚ÄúCom esta iniciativa pretendemos consciencializar para a import√Ęncia de prevenir e tratar precocemente a Esteatose Hep√°tica N√£o-Alco√≥lica, tamb√©m conhecida como F√≠gado Gordo. √Č mais comum em pessoas com obesidade, diabetes tipo 2, hipertens√£o arterial ou colesterol alto. Pode n√£o causar les√£o do f√≠gado, ou pode evoluir para uma inflama√ß√£o deste √≥rg√£o, provocando, assim, cirrose hep√°tica ou cancro do f√≠gado. Estas situa√ß√Ķes, quando n√£o prevenidas ou tratadas, lesam gravemente a sa√ļde e podem, at√©, levar √† morte. Como tal, √© importante que as pessoas saibam que esta √© uma doen√ßa preven√≠vel e evit√°vel‚ÄĚ, afirma Jos√© Presa, presidente da APEF.

E acrescenta: ‚ÄúA quantidade de gordura no f√≠gado pode ser reduzida atrav√©s de altera√ß√Ķes do estilo de vida. Embora n√£o existam terapias aprovadas, recomenda-se que as pessoas mantenham uma alimenta√ß√£o saud√°vel e equilibrada; e que pratiquem pelo menos 30 minutos de atividade f√≠sica por dia. N√£o precisa ser tudo ao mesmo tempo. Andem mais, fa√ßam exerc√≠cios e subam escadas sempre que for poss√≠vel.‚ÄĚ

A iniciativa ‚Äú#StopNASHNow‚ÄĚ ocorre em simult√Ęneo em v√°rios pa√≠ses, desde junho de 2018. Em Portugal √© a primeira vez que a a√ß√£o √© promovida.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.