Home » Música & Eventos » Primeiras confirmações para o Vivarium Festival no Porto
Primeiras confirmações para o Vivarium Festival no Porto

Primeiras confirmações para o Vivarium Festival no Porto

O Vivarium Festival regressa ao Porto de 28 e 30 de Março, com um programa que cruza as áreas da música, performance, dança interativa, artes visuais e new media e pensamento. Três dias de intensa programação que, pela primeira vez, percorrem à cidade, ex: Passos Manuel, Ateneu Comercial e Reitoria da Universidade do Porto, para além da casa-mãe, o Maus Hábitos.

Dando continuidade ao trabalho iniciado em 2018, o evento ambiciona abrir o debate sobre as divergências e convergências entre Inteligência Natural e Inteligência Artificial.

Na música, destaque maior para o regresso do seminal Tim Hecker a Portugal, para se apresentar num concerto a solo. Estreia para o trabalho que a compositora americana Elizabeth Brown tem desenvolvido na criação de um espaço de experimentação para o teremin. No campo da música clubbing, Proc Fiskal, produtor irlandês apontado como um dos mais interessantes nomes da nova vida do grime.

Convidando artistas e pensadores que questionam o que é realmente específico do vivo e do ato criativo, o programa de dança olha com particular detalhe os fios que ligam o “animal e o super-homem”. Confirmadas estão já as performances de Jung in Jung,Poetic Corner(s), uma apresentação multidisciplinar onde a tecnologia serve de impulso à estimulação coreográfica, mediando a relação entre o corpo e o som. Estreia em Portugal também para Nun on the Moonde Dasniya Sommer, bailarina e coreógrafa que se tem dedicado a explorar as possibilidades performativas da milenar arte shibari (bondage japonês).

Nas artes visuais e aproveitando a coincidência com o 18º aniversário do Maus Hábitos, será exibida uma exposição colectiva que revisita e reinterpreta o arquivo fotográfico que a casa tem vindo a acumular ao longo de mais de uma década de actividade. Confirmados estão já, os trabalhos de Antoine d’Agata, Justine Emard, Daniel Pires e Isaque Pinheiro.

O Vivarium Festival 2019 contará ainda com uma workshop em realidade mista orientado por Isabel Valverde e a conferência de filosofia Criar conceitos – Seguir regras: Um diálogo improvável entre Deleuze e Wittgenstein, mediada por Sofia Miguens Travis.

A programação completa do Vivarium Festival 2019 será anunciada no final de Fevereiro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.