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Primeiro voo da LATAM com combustível SAF

Primeiro voo da LATAM com combustível SAF

A LATAM Airlines Brasil, realizou o primeiro voo internacional utilizando combustível sustentável para aviação (SAF). O voo da LATAM Cargo Chile com partida do Aeroporto de Saragoça, Espanha, para a América do Norte, responde ao compromisso do grupo de se tornar neutro em carbono até 2050.

O combustível sustentável para aviação (SAF) é um tipo de combustível que provém de matérias-primas alternativas, tais como resíduos, gorduras e óleos, entre outras, que são co-processadas juntamente com o combustível convencional para produzir um combustível sintético com baixo teor de CO2. Neste caso, foram utilizados 30.000 litros de SAF co-processado a partir de óleo de cozinha usado, sendo a outra proporção do combustível o combustível tradicional para aviões a jato.

Para este voo em particular, o combustível SAF utilizado é certificado internacionalmente através dos procedimentos do ISCC EU (International Sustainability Carbon Certification) que asseguram a sua sustentabilidade. Foi também fornecido pela Air bp, um dos principais fornecedores mundiais de combustível para aviação, e representa a primeira produção de SAF EU ISCC em Espanha, na refinaria de Castellón. Com este marco, o grupo LATAM torna-se o primeiro grupo de companhias aéreas a ser fornecido com SAF da Air bp no Aeroporto de Saragoça, um resultado que foi possível graças ao trabalho colaborativo da LATAM e da Airbp, juntamente com parceiros como a AENA e a Exolum que também contribuíram para a realização deste voo.

Atualmente é permitido até 5% de matéria-prima sustentável no âmbito do co-processamento deste PBS, que é creditado com uma poupança de cerca de 80% das emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida, em comparação com o combustível de reação convencional que substitui.

“Este voo representa um dos avanços mais concretos na agenda do grupo sobre a utilização de SAF. Na LATAM estamos empenhados em contribuir para a proteção e cuidado do ambiente e a utilização deste tipo de combustível é uma ferramenta chave neste esforço. Estamos muito satisfeitos com este feito porque a utilização de SAF requer a cooperação de múltiplos actores e o sucesso desta operação reflete que estas colaborações são possíveis. Este foi um primeiro passo e vamos continuar a procurar alternativas que nos permitam dar uma contribuição significativa para o ambiente e para as comunidades onde operamos”, disse Andrés Bianchi, CEO da LATAM Cargo.

“Este último anúncio marca outro passo importante para a Air bp nos seus esforços para aumentar a disponibilidade de PBS. Representa um momento-chave na substituição de combustíveis fósseis por matérias-primas renováveis nas refinarias existentes, o co-processamento desempenha um papel único no aumento da produção de PBS de uma forma mais económica e eficiente”, comenta Andreea Moyes, Chefe Global de Sustentabilidade da Air bp.

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