Home » Saúde » Problemática do suicídio em destaque no CHUA
Problemática do suicídio em destaque no CHUA

Problemática do suicídio em destaque no CHUA

O Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) promove durante o mês de setembro, e até 10 de outubro, um conjunto de atividades no âmbito da campanha «Setembro – Mês da Prevenção do Suicídio».

De acordo com a organização, “o objetivo desta iniciativa é sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema relevante no Algarve, bem como promover a consciencialização do papel que cada pessoa, autarquias e diferentes estruturas da comunidade podem ter na prevenção do suicídio e da doença mental. Estas ações na comunidade visam ainda contribuir para a redução do estigma associado à doença mental”.

As iniciativas integram-se na campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio, em Portugal, do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, do Plano Local de Saúde ACES Barlavento e da Coordenação Regional de Saúde Mental.

Tendo como objetivo uma maior aproximação junto da população para sensibilizar sobre o tema, e em estreita articulação com entidades e instituições da comunidade, o programa inclui iniciativas que decorrem em vários concelhos, desenvolvidas pelas respetivas Equipas Comunitárias de Saúde Mental e com a participação de outros técnicos dos serviços.

As iniciativas arrancaram logo no dia 1 de setembro com uma exposição que vai estar patente durante todo o mês nos átrios das Unidades Hospitalares de Faro e de Portimão do CHUA com informação sobre depressão, prevenção do suicídio e redução do estigma na doença mental. A exposição termina a 10 de Outubro, data em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental.

No âmbito da Literacia em Saúde Mental, ao longo de todo o mês de setembro também os utentes que passarem pelas unidades do CHUA terão acesso a mensagens informativas transmitidas nos écrans das salas de espera ou através de folhetos informativos disponibilizados pelos profissionais.

À semelhança dos últimos anos, os edifícios públicos de vários concelhos do Algarve vão iluminar-se com luz amarela, alusiva a esta campanha.

Serão ainda realizadas, um pouco por todo o Algarve, várias atividades com vista à sensibilização para esta temática, tais como debates, apresentações, concertos, tertúlias e eventos lúdico-desportivos.

PROGRAMA GERAL DE ATIVIDADES DA CAMPANHA

1 de setembro
09h00 | Unidades Hospitalares de Portimão e de Faro – CHUA
– Abertura da Campanha com colocação de faixas e exposições nos átrios destas unidades

2 de setembro
Portimão e Lagoa
– Distribuição de panfletos informativos nas ruas principais (zona de comércio) Portimão e Lagoa

9 de setembro
10h00 – 13h00 | Mercado de Monchique
– Distribuição de panfletos informativos

15 de setembro
10h00 – 12h00 | Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras – Portimão
– Sessão de Promoção da Saúde Mental para a população Sénior

16 de setembro
10h00 – 13h00 | Mercado Municipal de Portimão
– Distribuição de panfletos informativos

19 de setembro
21h00 | Auditório do Museu de Portimão
– Concerto solidário, com Paulo Viegas e Escola Música Novas Artes

20 de setembro
Horário a definir | Auditório da Câmara Municipal de Lagos
– Debate “Construindo a Prevenção do Suicídio na Comunidade”, com a presença de Entidades representativas da Comunidade (Proteção Civil Bombeiros, Escolas, entre outras)

21 de setembro
10h00 – 13h00 | Mercado Municipal de Lagos
– Distribuição de panfletos informativos

23 de setembro
10h30 – 13h00 | Auditório da Unidade de Faro – CHUA

– Sessão de debate, aberta a funcionários do CHUA

Programa:

10h30 | Sessão de abertura: Setembro Mês de Prevenção do Suicídio e o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental
11h00 | Comunicação “Suicídio – falemos do elefante que está na sala” | Dr. Dimitri Krupka, Interno de Formação Específica de Psiquiatria CHUA-Faro
12h00 | Comunicação: “Tentativas de suicídio e sua avaliação em serviço de urgência no ano 2021” | Enfª Carolina Marques e Enfª Cátia Martinheira
12h30 | Sessão de encerramento

10h00 – 13h00 | Mercado Municipal de Lagoa
– Distribuição de panfletos informativos

27 de setembro
10h00 – 12h00 | Auditório Carlos Parede – Lagoa
– Debate “Construindo a Prevenção do Suicídio na Comunidade”, com a presença de Entidades representativas da Comunidade (Proteção Civil Bombeiros, Escolas, entre outras)

14h00 – 16h00 | Auditório Carlos Parede – Lagoa (ainda a confirmar)
– Sessão de “Promoção da Saúde Mental para a população Sénior”

29 de setembro
15h20 | Escola Básica Manuel Nascimento – Monchique
– Sessão de sensibilização destinadas a alunos sobre as temáticas “Depressão”, “Prevenção do Suicídio”, “Estigma” e “Promoção da Saúde Mental”.

30 de setembro
14h30 – 16h30 | Auditório da Unidade de Portimão – CHUA
– Sessão de Encerramento da Campanha, com momento cultural e atuações diversas

10 de outubro
9h30 | Instituto Português da Juventude (IPDJ), Faro
– Sessão para a comunidade juvenil subordinado aos temas: “Psicose: Sinais de alerta e prevenção” pela equipa do Núcleo de Intervenção Precoce na Psicose do Serviço de Psiquiatria 1 Faro e “Dependências digitais/tecnológicas” pela Equipa da Unidade de Pedopsiquiatria.

Em datas ainda a definir:
– Sessões de Cinema, em articulação com Cineclube de Faro – 3 sessões durante o mês de Setembro e Outubro, com visionamento de filmes relacionados à temática da Saúde Mental e discussão posterior.
– Palestras, destinadas a Alunos de Escolas Secundárias em Portimão, Faro e Silves sobre as temáticas “Depressão”, “Prevenção do Suicídio”, “Estigma” e “Promoção da Saúde Mental”.
– Integração deste evento nas Atividades Desportivas/Culturais já existentes nos Programas das Autarquias.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.