Home » Economia » Infor estatística » Produto Interno Bruto aumentou em volume no 3º trimestre

Produto Interno Bruto aumentou em volume no 3º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB). registou um aumento de 1,1% em volume no 3º trimestre de 2014 em termos homólogos (0,9% no trimestre anterior), informa hoje o INE Instituto Nacional de Estatística.

A procura interna contribuiu positivamente para a variação homóloga do PIB, passando de 1,7 pontos percentuais (p.p.) no 2º trimestre de 2014 para 1,9 p.p. no 3º trimestre, refletindo sobretudo a evolução das Despesas de Consumo Final das Famílias Residentes. A procura externa líquida registou um contributo negativo de 0,9 p.p. (-0,8 p.p. no trimestre anterior).

Comparativamente com o trimestre anterior, o PIB aumentou 0,3% em termos reais, uma variação idêntica à observada no 2º trimestre, refletindo o contributo positivo da procura interna.

Investimento aumentou 1,5%

No 3º trimestre de 2014, assistiu-se a um abrandamento do Investimento, que registou uma variação homóloga de 1,5% em volume, depois de ter registado 3,7% no 2º trimestre.

Esta desaceleração segundo o INE, foi determinada pela evolução da Variação de Existências, que contribuiu negativamente para a variação homóloga do PIB no 3º trimestre, após o ligeiro contributo positivo no 2º trimestre.

Efetivamente, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) total, acelerou no 3º trimestre de 2014, passando de uma variação homóloga de 3,3% no 2º trimestre para 3,7%.

Exportações e Importações aumentaram 2,9% e 5,0% em volume

As Exportações de Bens e Serviços em volume passaram de um crescimento homólogo de 2,0% no 2º trimestre para 2,9% no 3º trimestre de 2014, em resultado da aceleração de ambas as componentes.

As exportações de bens aumentaram 3,1% (2,0% no 2º trimestre) e as exportações de serviços apresentaram um crescimento de 2,3% (1,9% no trimestre anterior).

As Importações de Bens e Serviços em volume aumentaram 5,0% em termos homólogos, após um crescimento de 4,0% no 2º trimestre. Esta evolução traduziu a aceleração de ambas as componentes, tendo as importações de bens passado de um crescimento homólogo de 3,9% no trimestre anterior para 4,7% e, a componente de serviços, de uma variação de 4,6% para 6,6% no 3º trimestre.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.