Home » Atualidade » Nacional » Professores da CATÓLICA distinguidos com o “Nicosia Award”
Professores da CATÓLICA distinguidos com o "Nicosia Award"

Professores da CATÓLICA distinguidos com o “Nicosia Award”

Os investigadores da CATÓLICA-LISBON, Nelson Camanho e Daniel Fernandes, foram distinguidos pela Association for Consumer Research, com o prémio “Nicosia Award for Best Paper”.

A investigação “A ilusão da hipoteca” da autoria dos dois professores da Católica Lisbon School of Business and Economics, concluiu que os consumidores que arrendam, ao optar pela compra de uma casa, comparam o valor do arrendamento com o valor da hipoteca, muito embora essas duas variáveis não são diretamente comparáveis.

Esta investigação demonstra que a decisão de compra de um imóvel é influenciada pela comparação entre o valor mensal do arrendamento antes da compra e a prestação mensal da hipoteca. Os consumidores preferem comprar casa quando o valor da prestação mensal se revela inferior ao valor do arrendamento, deixando-se levar por aquilo a que os dois investigadores chamam “a ilusão da hipoteca”. Isto porque a prestação mensal da casa reflete não somente os juros da hipoteca, mas principalmente o prazo, o que acaba por conduzir a decisões enviesadas. Quando o prazo da hipoteca é suficientemente longo para a prestação mensal ser inferior ao arrendamento mensal, muitos consumidores decidem comprar e potencialmente entram num mal negocio.

“Potenciais compradores de casa tendem a valorizar demasiado a comparação entre os custos mensais com o arrendamento e o quanto desembolsariam mensalmente caso decidissem avançar para a compra de uma casa. Nós provamos que um número considerável de compradores americanos paga, mensalmente, pela hipoteca da casa sensivelmente a mesma quantia que costumava pagar pelo arrendamento”.

Os Prémios da Association for Consumer Research reconhecem o trabalho de indivíduos que tenham contribuído para o conhecimento científico na área do comportamento do consumidor. Um desses prémios é o Nicosia Award, atribuído desde 1998 aos autores do melhor paper apresentado na conferência anual desta associação.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.