Home » Breves » Professores portugueses considerados inovadores a nível mundial
Escola do Freixo | Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima | img: CMPL

Professores portugueses considerados inovadores a nível mundial

Há 11 portugueses na lista dos 800 professores mais inovadores do mundo, segundo a Microsoft. No ranking das escolas, Portugal ficou bem representado com duas referências na elite das Showcase Schools, que se destacam pela forma como introduzem as mais recentes tecnologias, em contexto de sala de aula para promover práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas com as competências do século XXI.

Rui Lima e Andreia Sequeira do Colégio Monte Flor, João Cunha da Escola Afonso Henriques, Carlos Cunha da Escola Secundária Manuel Martins, Virgínia Esteves da Escola José Relvas, Ângela Oliveira e Pedro Correia do Agrupamento de Escolas de Freixo, Dulce Pinto do Agrupamento de Escolas Anselmo Andrade, Sónia Barbosa do Agrupamento de Escolas do Álvaro Velho e José Carlos Marques da Escola Secundária Pedro de Santarém, são os Professores Inovadores que integram agora a rede mundial de parceiros da Microsoft.

No que se refere às escolas selecionadas para integrar a elite das Showcase Schools, as escolhas voltaram a recair no Colégio Monte Flor, em Lisboa e no Agrupamento de Escolas de Freixo, em Ponte de Lima.

Refletir sobre o papel e potencial da tecnologia na transformação do ensino, liderando a identificação e o aconselhamento de novos modelos que permitam tornar as salas de aula em espaços inovadores, e que através da interação com a tecnologia ajudem a dotar os alunos das competências necessárias para responder aos desafios da uma era cada vez mais global e digitalizada, são apenas alguns dos compromissos destes professores. A isto soma-se ainda um importante papel formativo, já que através da partilha de conhecimento e experiência, os Professores Inovadores podem ajudar a inspirar outros educadores e instituições de ensino a integrar a tecnologia como ferramenta pedagógica.

De acordo com Vânia Neto, Diretora para a área da Educação na Microsoft Portugal, “é inegável o impacto que a revolução tecnológica tem hoje no acesso à informação. Os alunos estão cada vez mais informados e têm ao seu dispor uma multiplicidade de dispositivos que fazem com que estejam permanentemente conectados e expostos a um manancial de informação. Estas mudanças refletem-se naturalmente nas escolas e no desafio dos docentes em formar os alunos e em prepará-los para um mundo cada vez mais exigente, onde as competências tecnológicas são determinantes. É, por isso, com grande orgulho que vemos este processo a ser liderado por Professores portugueses, e de escolas que empenhadas na inovação e na valorização de competências, transformam as suas salas de aula em espaços criativos, inovadores que, através da tecnologia, estimulam a aprendizagem e um maior envolvimento dos alunos”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.