Home » Atualidade » Nacional » Programa Europeu de Natação dedicado à população sénior
Programa Europeu de Natação dedicado à população sénior
Programa Europeu de Natação dedicado à população sénior

Programa Europeu de Natação dedicado à população sénior

A Universidade de Coimbra (UC), através da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), as Federações de Natação de Espanha, Itália e Turquia, a Associação de Desportos Aquáticos de Malta e a Liga Europeia de Natação reuniram-se em consórcio para desenvolver um Programa de Natação dedicado à população sénior.

Denominado “Lifelong Swimming” (Nadar ao Longo da Vida), o programa está em fase de conclusão e fornece um conjunto diversificado de estratégias que promovem os benefícios da natação no envelhecimento saudável, com o objetivo de estimular os adultos e idosos para a prática deste desporto em segurança.

Na prática, explica o coordenador da equipa portuguesa, Luis Rama, trata-se de um «programa de adaptação, ensino e treino» que «fornece uma visão holística (englobando os níveis físico, psicossocial e de bem-estar do indivíduo) para a prática de Natação, ou seja, apresentamos de forma atrativa e agradável, várias atividades adaptadas ao perfil da população sénior.»

Atualmente, «a oferta para os idosos reduz-se frequentemente à hidroginástica, mas a água é um meio fabuloso para explorar. Além de oferecer um conjunto diversificado de atividades aquáticas e de natação, este programa inclui, por exemplo, formação de técnicos, sessões de ensino e treinos específicos, conselhos de nutrição e hidratação e diretrizes para o funcionamento de piscinas amigáveis, com infraestruturas adequadas para receber esta faixa etária», esclarece o também docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC.

Semelhante a um Guia de Boas Práticas, o programa foi concebido no âmbito do Projeto Europeu “Lifelong Swimming”, com um financiamento de meio milhão de euros do “Erasmus Mais”.

É dirigido essencialmente a instituições e órgãos de decisão dos Estados-Membros da União Europeia, com o objetivo de «criar uma rede alargada de atores (autarquias, centros de saúde e associações, entre outros) para a promoção do envelhecimento saudável, mantendo as pessoas ativas através da natação, e rentabilizando recursos», sublinha Luís Rama.

Por outro lado, as instituições que adotarem o Programa de Natação Sénior desenvolvido pelo consórcio, e que estará disponível no final deste ano, terão a respetiva certificação. Em Portugal, vai ser apresentado no Congresso Técnico-científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, a decorrer nos próximos dias 23 e 24 de Abril, em Setúbal.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.