Home » Sociedade » Iniciativas » Programa Miles da Fundação Manuel Violante
Programa Miles da Fundação Manuel Violante

Programa Miles da Fundação Manuel Violante

As organizações com missão social do Algarve e resto do país, já podem inscrever-se no Programa Miles – um programa de transformação da economia social promovido pela Fundação Manuel Violante, uma organização sem fins lucrativos, que presta apoio a organizações nacionais que pretendam melhorar as suas práticas de gestão.

O Programa conta com 50 a 60 voluntários e, ao longo de um ano, cada participante definirá os seus objetivos e no decurso da formação terá o acompanhamento individualizado de um formador que faz parte da Fundação Manuel Violante, que dará todo o apoio para que o curso tenha aplicabilidade na prática e que o objetivo final de capacitação dos líderes e gestores das organizações se concretize.

A formação acontece em duas etapas diferentes e nas quais se adquirem dois níveis de conhecimento. De janeiro a maio o programa dedica-se a preparar as organizações para que a sua sustentabilidade esteja garantida e de setembro a dezembro, numa segunda fase do programa, o foco é no impacto e na inovação. São desenvolvidos temas como Liderança, Inovação e Empreendedorismo, Governance ou Transição Digital. Em ambas as etapas, o objetivo é comum: a mudança de mindset destas organizações para que sejam mais ágeis e eficientes na sua gestão interna e dos recursos que dispõem.

Patrícia Rocha, Diretora Executiva da Fundação Manuel Violante diz a propósito, que: “O plano é que nos próximos três anos estejamos a apoiar 500 organizações sociais. Reforçar a gestão das organizações participantes e fazê-las crescer e ganhar voz na sua causa. Garantir que os seus modelos de negócio são sustentáveis e que as equipas de liderança estão motivadas e trabalham em harmonia para que a missão e o serviço da organização seja prestado e, cada vez mais, capaz de responder às necessidades de uma sociedade em evolução”

De acordo com o Presidente de Administração da Fundação Manuel Violante, Raúl Galamba de Oliveira “O Miles permite que estas organizações – que cuidam da sociedade, das crianças, dos jovens, dos mais velhos, das pessoas com deficiência ou em situação de sem abrigo, das famílias vulneráveis, de quem precisa de um apoio – desempenhem ainda melhor o seu papel e que por isso cuidem ainda melhor das comunidades. Este programa possibilita às equipas destas organizações e a cada uma das suas pessoas, crescer profissional e pessoalmente, sentir-se mais capaz, ganhar confiança e com isso reforçar o seu impacto na organização e no 3º setor.”
A 6ª edição do programa Miles tem um valor anual de 300 euros.

A inscrição no programa possibilita o acesso a um conjunto de iniciativas complementares de capacitação em gestão como Masterclasses e Mesas Redondas. Em edições anteriores participaram organizações como a APAV, a Terra dos Sonhos e a Fundação O Século.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.