Home » Sociedade » Notícia* » Proinfância da Fundação ”la Caixa” apoia mais de 1.200 crianças
Proinfância da Fundação ”la Caixa” apoia mais de 1.200 crianças

Proinfância da Fundação ”la Caixa” apoia mais de 1.200 crianças

O Programa Proinfância acompanhou mais de 1.200 crianças e adolescentes, bem como mais de 800 famílias em situação de vulnerabilidade, em risco de pobreza ou exclusão social, desde o seu início em 2021 e até 2024. Este impacto só foi possível graças ao envolvimento de 60 entidades sociais, que, em conjunto com a Fundação ”la Caixa”, trabalham diariamente para garantir que as crianças, independentemente da sua origem, tenham acesso às mesmas oportunidades de crescimento, aprendizagem e bem-estar.

Num país onde a pobreza infantil continua a afetar milhares de crianças, a Fundação ”la Caixa” reafirma o seu compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades em Portugal através do Programa Proinfância. Desde o seu lançamento em Portugal, em 2021, até 2024, o programa já acompanhou 1.245 crianças e adolescentes e 821 famílias em situação de vulnerabilidade económica e risco de exclusão social em todo o território nacional.

O Proinfância tem como missão acompanhar crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social, fornecendo-lhes ferramentas necessárias para ultrapassarem as barreiras socioeconómicas que enfrentam e garantindo-lhes o acesso às mesmas oportunidades de crescimento, educação e bem-estar que os seus pares.

Com o objetivo de quebrar o ciclo intergeracional da pobreza, o programa aposta num acompanhamento abrangente e personalizado, centrado no desenvolvimento de competências sociais e educativas, hábitos de estudo e autoestima, promovendo assim a capacitação dos participantes e a sua inclusão social.

Evolução do Programa Proinfância em Portugal

O Programa Proinfância da Fundação ”la Caixa” assenta na articulação de redes territoriais de intervenção, promovendo a colaboração entre entidades sociais, autarquias e outros agentes locais (escolas, centros de saúde e serviços sociais). Esta coordenação permite otimizar recursos e garantir que cada criança recebe apoio de acordo com a sua situação e necessidades específicas.

Em 2021, o programa foi implementado pela primeira vez em Lisboa e no Porto, através de 6 redes e 22 entidades, apoiando 361 crinças e jovens de 254 famílias. Quatro anos depois, a intervenção foi alargada a 9 cidades (Lisboa, Porto, Almada, Amadora, Braga, Coimbra, Ponta Delgada, Vila Nova de Gaia e Funchal), envolvendo 15 redes de ação e 50 entidades sociais, e acompanhando 821 famílias e 1.245 menores em situação de vulnerabilidade.

“A pobreza das crianças e dos jovens em Portugal continua a ser uma realidade preocupante, exigindo uma resposta política integrada, consistente e de longo prazo. Os dados disponíveis demonstram que a incidência da pobreza entre crianças está fortemente correlacionada com fatores estruturais como a composição e estabilidade familiar, a situação laboral dos pais, o nível de escolaridade e a sua nacionalidade, bem como o contexto territorial em que vivem,” salientou o Assessor Científico do Programa Proinfância em Portugal, Carlos Farinha Rodrigues. E acrescentou: “A resposta a este desafio deve passar, em primeiro lugar, por políticas públicas abrangentes e sustentadas, que integrem medidas de apoio às famílias vulneráveis, reforço das prestações sociais, investimento na educação e ações específicas de promoção da igualdade de oportunidades desde a primeira infância”.

A educação como motor de mudança

O principal objetivo do Proinfância é apoiar crianças, adolescentes e famílias em situação de pobreza económica e vulnerabilidade social, proporcionando-lhes as ferramentas para superarem os obstáculos que enfrentam.

Neste âmbito, o programa da Fundação ”la Caixa” promove o desenvolvimento das competências sociais e educativa de crianças e jovens, bem como a melhoria dos seus hábitos de estudo, a autonomia na aprendizagem, o aumento das expetativas de sucesso, a melhoria do desempenho escolar e da autoestima, bem como o reforço da sua inclusão social.

Desde a implementação do programa em 2021, destacam-se as seguintes intervenções concretas:

Apoio psicoterapêutico a 364 crianças e adolescentes
Fornecimento de material escolar a 387 crianças e adolescentes
Reforço educativo para 798 crianças e adolescentes
Formação durante o tempo livre para 833 crianças
Apoio educativo familiar para 87 crianças e adolescentes
Entrega de alimentos para bebés a 60 crianças
Distribuição de produtos de higiene a 38 crianças
Fornecimento de óculos ou aparelhos auditivos a 30 crianças e adolescentes

“Programas como o Proinfância, promovido pela Fundação ”la Caixa”, podem constituir contributos relevantes para o atenuar da pobreza das crianças e jovens. Focalizado no apoio ao desenvolvimento integral de crianças e jovens em situação de pobreza ou vulnerabilidade social, e no apoio às suas famílias, este programa pode constituir um fator de transformação social das comunidades envolvidas e contribuir para ajudar a quebrar a transmissão intergeracional da pobreza. A erradicação da pobreza infantil deve ser entendida como um imperativo ético e uma condição essencial para a construção de sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis. O investimento na infância é, simultaneamente, um investimento no futuro coletivo”, destacou Farinha Rodrigues.

Metodología própria

O Programa CaixaProinfância foi lançado em Espanha em 2007 e, desde então, já beneficiaram do programa mais de 392.000 crianças e adolescentes e 227.000 famílias. Só em 2024, o programa chegou a 65.845 crianças e 41.849 famílias em território espanhol.

A sua metodologia permite identificar o grau de vulnerabilidade social das crianças, dos jovens e das suas famílias, definindo um plano de intervenção ajustado às necessidades de cada um. Este acompanhamento socioeducativo permite recolher informação no início, durante e no final da intervenção, assegurando um apoio eficaz, contínuo e centrado nos participantes.

O CaixaProinfância tem contribuído para reduzir os fatores de risco associados à vulnerabilidade social, reafirmando o valor da educação como verdadeiro motor de mudança.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.