Foi apresentado esta segunda feira em conferência de imprensa que decorreu nas Piscinas Municipais Fernando Cunha, em Torres Novas, o projeto Jovem Embaixador 2B, que surge numa continuação do projeto “Embaixador da Juventude” implementado em 2013.
Financiado pela Comissão Europeia através do Programa Juventude em Ação, este projeto resulta da parceria do Município de Moreni com o Município de Torres Novas,que consiste num intercâmbio bilateral itinerante de 32 jovens, 16 de cada umdos municipios, com idades compreendidas entre os 13 e os 25 anos, com o objetivo de promover o desporto como estilo de vida saudável através de inúmeras atividades de consciencialização, desenvolvimento, conhecimento, saúde e desporto.
Os jovens torrejanos selecionados estiveram na Roménia de 6 a 14 de agosto, tendo osjovens romenos chegado a Torres Novas no dia de regresso dos jovens torrejanos.
EstesO grupo de jovens romenos, tem estado alojados na Escola Prática de Polícia de Torres Novas e vão ficar na cidade até dia 24 de agosto, onde tem estado a participar em “Jogos Quebra Gelo” para se conhecerem melhor, workshops e debates relacionados com os temas do projeto, jogos para cimentar e motivar a equipa, entre outras atividades.
O festival dos Bons Sons, a decorrer em Cem Soldos, foi visitado pelo grupo e esta quarta feira, viajaram até à praia da Nazaré.
Com este projeto pretende-se assim sensibilizar os adolescentes para a importância das atividades ao ar livre, através da prática desportiva e da preservação do meio ambiente para que possam tornar-se mais recetivos, mais envolvidos e mais motivados para passarem mais tempo na natureza de forma útil.
Ete projeto inere-se nas prioridades da União Europeia, com a implementação da Cidadania Europeia, com a Participação da Juventude, a Diversidade Cultural e a Inclusão de adolescentes com menos oportunidades.