Home » Municipios » Projeto-piloto Bairros a Reciclar em Setúbal
Projeto-piloto Bairros a Reciclar em Setúbal

Projeto-piloto Bairros a Reciclar em Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal e a AMARSUL apresentaram hoje um projeto-piloto de recolha seletiva de resíduos, que está a ser implementado nas Manteigadas e vai ser alargado aos outros quatro bairros do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade.

Na apresentação do projeto-piloto Bairros a Reciclar, realizada no Espaço Escolinha do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade (NBNC) no Bairro das Manteigadas, o vereador das Obras Municipais na Câmara Municipal, Carlos Rabaçal, destacou o seu caráter “inovador”, por envolver diretamente os moradores, classificando-o como “um grande desafio”.

O projeto Bairros a Reciclar começou há cerca de um ano, quando a AMARSUL, empresa de gestão dos resíduos sólidos urbanos dos municípios da Península de Setúbal, contactou os responsáveis do NBNC para que se sensibilizassem os moradores para os benefícios da recolha seletiva e lhes fossem entregues ecobags, os quais começam a ser distribuídos na próxima semana.

A sensibilização começou por ser feita através das crianças envolvidas nos projetos do programa NBNC e, após várias reuniões com moradores e a eleição de uma comissão composta por oito deles, foi decidido começar a entregar os ecobags, por haver um primeiro lote de casas quase concluídas, no âmbito do grande projeto de reabilitação habitacional em curso no bairro das Manteigadas.

Carlos Rabaçal indicou ainda que a recente decisão do Conselho de Ministros de atribuição de um retorno financeiro a quem faz a separação de resíduos é um “estímulo mais forte” para a recolha seletiva por parte dos particulares.

O vereador salientou que há “todas as condições” para o projeto-piloto seguir depois para os outros quatro bairros do programa NBNC – Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista e Quinta de Santo António – e destacou o envolvimento dos moradores em todas as atividades promovidas por aquela iniciativa municipal.

“Este grupo vai acompanhar esta atividade, como todas as atividades do programa são acompanhadas pelos eleitos pelos seus pares”, disse, recordando que os resultados são também avaliados em conjunto com os moradores e que estes dão “um exemplo de como uma comunidade pode resolver os seus problemas do dia a dia de uma forma coletiva e participada por todos”.

O autarca recordou o investimento superior a seis milhões de euros que está a ser realizado na reabilitação de 113 fogos e respetivos edifícios nas Manteigadas, no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Setúbal e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de forma a melhorar a sua eficiência energética e dotá-los de condições de dignidade habitacional.

O administrador da AMARSUL Sérgio Bastos agradeceu à Câmara Municipal o envolvimento no projeto e deu os parabéns a todos quantos nele participam, considerando “fundamental” o envolvimento das populações na gestão dos bairros.

Depois de sublinhar a importância de os moradores terem ecobags em casa, disse que as ações de sensibilização visam que “as pessoas saibam separar os materiais corretamente” e afirmou esperar que o projeto-piloto possa ser replicado noutras zonas do concelho e noutros municípios envolvidos na AMARSUL.

O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, manifestou um “orgulho imenso” por participar no momento, destacou a importância da preocupação com o meio ambiente e com a recolha e tratamento dos resíduos e notou que os moradores são “peças fundamentais” para que se deixe “um mundo melhor para quem cá ficar”.

Em nome da comissão de moradores eleita para acompanhar a implementação do projeto nas Manteigadas, Emília Ribeiro salientou a intenção de ajudar os vizinhos a aprenderem a fazer recolha seletiva de resíduos.

Este programa de reciclagem é muito bom para o nosso bairro e agora, com as casas novas, muito mais”, disse, sublinhando a importância de “todas as crianças” fazerem recolha seletiva, embora tenha adiantando que algumas pessoas do bairro já a fazem.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.