Site icon Ipressjournal

Projeto pioneiro de educação artística em Famalicão

Projeto pioneiro de educação artística em Famalicão

Mais de 100 as crianças, vão participar nos meses de julho e agosto, na estreia do ‘ARTcamp 2018’, projeto inovador no campo da Educação Artística em Portugal e que transformou uma quinta nas imediações do centro de Famalicão, em Requião, num espaço em que todos os detalhes foram idealizados para potenciar fatores como a criatividade, a expressão individual e a capacidade de representação gráfica.

Implementado pel’A Casa Ao Lado’, centro artístico que desde 2005 tem vindo a desempenhar um papel ativo na dinamização cultural da cidade, o conceito do projeto ‘ARTcamp 2018’ assume uma vocação pedagógica, recorrendo às diferentes formas de expressões artísticas para dar largas à criatividade dos mais jovens.

“O programa do ‘ARTcamp 2018′ vai proporcionar o contacto e a experimentação de atividades do campo artístico tão diversas como a pintura de murais, escultura e modelação de peças em barro, passando pela azulejaria, pirogravura e até Land Art, uma técnica em que os elementos presentes no meio ambiente são trabalhados de forma a que as obras de arte produzidas se integrem na própria Natureza”, conta Ricardo Miranda, diretor artístico d’A Casa Ao Lado’.

A partir do próximo domingo, 15 de julho, a Quinta d’A Casa Ao Lado’ abre as portas aos primeiros “artistas”, que serão divididos em dois grupos – Artistas de palmo e meio (dos 6 aos 11 anos) e Jovens artistas (dos 12 aos 16 anos). O programa de atividades terá a duração de 5 dias e, até ao final do mês de agosto, a quinta acolherá, todas as semanas, novos grupos de crianças e jovens.

“Procuramos alertar as nossas crianças e jovens para as realidades que existem à sua volta, fomentando as suas capacidades interventivas para as transformar, desenvolvendo um espírito crítico e criativo. Os estímulos à exploração do lado artístico destas crianças e jovens serão uma constante, pois todas as manhãs, tardes e inícios de noite contemplam atividades criteriosamente delineadas para, de uma forma divertida, os colocar em contacto com os elementos da arte e do grafismo”, explica Ricardo Miranda.

Entre outras atividades, os programas semanais do ‘ARTcamp 2018’ incluem uma caminhada cultural de 5 Km, de Requião à Pousada de Saramagos, sessões de oficina dedicadas à aprendizagem e experimentação das técnicas utilizadas por artistas nacionais contemporâneos, como o grafitter Vhils e o artista de rua Bordalo II, e visitas à Fundação José Rodrigues e à Fundação Castro Alves.

Partilhe:
Exit mobile version