Home » Economia » Banca » Projeto pioneiro promove o crédito habitação verde
Projeto pioneiro promove o crédito habitação verde

Projeto pioneiro promove o crédito habitação verde

O Energy Efficient, projeto pioneiro que visa implementar o crédito habitação verde, já conta com a participação de 37 entidades bancárias e financeiras. A UCI é uma das entidades que vai testar este produto em Portugal.

A Energy Efficient Mortgages Initiative congrega uma conjunto de entidades europeias que vão incentivar a concessão de crédito habitação para a aquisição de imóveis com elevada eficiência energética ou para remodelações de imóveis que gerem poupança de energia.

O crédito habitação verde poderá resultar em condições de financiamento mais favoráveis para este tipo de imóveis e de remodelações, procurando responder ao Plano de Ação em matéria de financiamento sustentável com que a Comissão Europeia recentemente se comprometeu, com o objetivo de investigar a viabilidade da incorporação de critérios de sustentabilidade no mercado financeiro europeu.

A UCI assume a preservação do ambiente como uma das suas causas, apoiando os mediadores imobiliários que incentivem os clientes a optarem por imóveis com elevada eficiência energética ou a realizarem as obras necessárias para consegui-lo. Segundo Pedro Megre, Diretor-Geral da UCI Portugal, “esta iniciativa integra-se no compromisso da UCI com uma postura responsável, seja nos critérios que há muito assumimos como indispensáveis para garantir que trabalhamos segundo uma filosofia de crédito responsável, que defende os interesses do cliente e minimiza o risco das operações, seja em questões transversais a toda a sociedade, como o respeito pelo meio ambiente”.

Para além da Comissão Europeia, este projeto conta também com o apoio do Banco Europeu de Investimento, o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento, o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Corporação Financeira Internacional. A fase piloto deste projeto irá decorrer durante os próximos 2 anos, período no qual será analisado ao detalhe o impacto da eficiência energética para a valorização do imóvel e a mitigação do risco de crédito.
Sobre a UCI

A UCI é uma instituição financeira especialista na concessão de crédito à habitação através de profissionais do setor imobiliário. Pertencendo a um sólido grupo financeiro que trabalha há mais de 60 anos com o setor imobiliário europeu, a UCI é patrocinador oficial da APEMIP e o parceiro de referência dos profissionais imobiliários, com soluções de crédito inovadoras resultado do profundo conhecimento adquirido com a especialização no crédito habitação.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.