Home » Sociedade » Escolas e universidade » Projeto Safeforest na Universidade de Coimbra
Projeto Safeforest na Universidade de Coimbra

Projeto Safeforest na Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra promove esta quinta feira, 4 de Maio, um workshop de demonstração de resultados do projeto “Safeforest – Semi-Autonomous Robotic System for Forest Cleaning and Fire Prevention”.

As sessões de apresentação terão lugar no auditório do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), no Pólo II da Universidade de Coimbra, entre as 9h00 e as 12h00, as demonstrações no terreno decorrem no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), entre as 14h e as 16h.

A solução proposta envolve a utilização de plataformas terrestres (robôs) e aéreas semi-autónomas (drones) para realizar missões de limpeza de terreno, visando remover a vegetação redundante e alcançar a limpeza desejada. O funcionamento de ambos os protótipos será demonstrado no local.

O projeto Safeforest, liderado por um consórcio constituído pelas empresas Ingeniarius e SILVAPOR, em colaboração com a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), bem como com a Universidade americana Carnegie Mellon (CMU), tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a prevenção de incêndios florestais, com ênfase na robótica móvel.

De acordo com o consórcio, os resultados deste projeto trazem diversas mais-valias ao nível da prevenção e combate de incêndios florestais, nomeadamente navegação autónoma em florestas, melhoria da perceção artificial e gestão eficiente do sistema robótico.

As sessões de apresentação terão um caráter mais técnico sobre os sistemas robóticos desenvolvidos pelo projeto e a importância da gestão florestal como medida de promoção da sua resiliência, que decorrem da parte da manhã. Durante a tarde, a demonstração dos equipamentos no terreno permitirá observar voos autónomos pré-programados; mapeamento aéreo de regiões pré-definidas; aquisição de dados para geração de mapas de traversabilidade e de vegetação; navegação todo-o-terreno e ainda, remoção semiautónoma de vegetação.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.