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Promoções não são a principal opção de poupança

Promoções não são a principal opção de poupança

Dados divulgados pela intermediadora de crédito Gestlifes, comprovam que “as promoções de Supermercado não são uma opção de poupança para a maioria dos portugueses”. Segundo aquela operadora, entre as três opções de poupança mais populares, apenas 45% das pessoas recorrem a promoções de supermercado como estratégia de poupança.

Fundos de Emergência e Contas Poupança são as opções mais populares na hora de poupar. Foram selecionadas por, respectivamente, 58% e 53% dos inquiridos num estudo realizado pela Gestlifes. Seguem-se as promoções de supermercado, opção selecionada por 45% dos portugueses.

As aplicações focadas em poupança (43%) e a acumulação de dinheiro na conta à ordem (33%) fecham o top 5 de estratégias com maior adesão.

Segue-se o recurso a cupões, uma opção selecionada por apenas 24% dos inquiridos. Exatamente a mesma percentagem que indica ter dificuldades nos pagamentos mensais das despesas.

Ainda assim, 84% dos inquiridos revela ter hábitos de poupança e destes, 30%, indica que são orientados por metas.

Considere-se que Portugal é o 3º país da União Europeia com uma inflação alimentar superior à inflação geral. O 1º lugar é ocupado pela Alemanha e o 2º pela Suécia, países onde o ordenado mínimo é acentuadamente superior ao de Portugal. Não obstante, as oportunidades de poupar na hora de realizar compras nas grandes superfícies comerciais, não são as mais populares.

Para além dos hábitos e principais estratégias de poupança e das dificuldades no pagamento de despesas, o inquérito avaliou também a literacia financeira dos portugueses. Nomeadamente, como consomem informação sobre poupança, finanças e investimentos:

Os grandes meios de comunicação social nacionais, o youtube e os pequenos-médios blogues são os principais meios utilizados para consumo de informação sobre finanças, poupanças e investimentos;

Seguem-se os meios internacionais;

As redes sociais e conteúdo das marcas de fintech encontram-se entre os últimos lugares da lista.

Os dados apresentados resultam de um inquérito aleatório online, sobre gestão de finanças pessoais realizado pela Gestlifes, intermediadora de crédito online com atuação nacional. O objetivo foi perceber como é que os portugueses gerem as suas finanças pessoais num contexto económico que se tem vindo a agravar de forma negativa. Assim como é que consomem informação e desenvolvem a sua literacia financeira. Mais informações sobre o estudo, aqui.

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