Home » Atualidade » Nacional » PT e EPAL celebram parceria promotoras de Smart Cities!
PT e EPAL celebram parceria para promover Smart Cities
PT e EPAL celebram parceria para promover Smart Cities

PT e EPAL celebram parceria promotoras de Smart Cities!

A Portugal Telecom e a Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) celebram uma parceria tecnológica, no âmbito da qual se propõem definir um portefólio de serviços e produtos e criar uma abordagem, que visa fomentar o crescimento de soluções para cidades inteligentes, promovendo Smart Cities mais sustentáveis.

Numa abordagem conjunta de desenvolvimento das Smart Cities em Portugal, esta parceria materializa-se através da promoção de soluções 100% desenvolvidas pela PT e a EPAL para a otimização do ciclo urbano da água, visando criar um sistema de gestão coerente, com vista a poupanças significativas nas redes de distribuição e à monitorização remota do consumo da água, mediante sistemas e soluções, já ensaiados ou em funcionamento.

AQUAmatrix®, sistema da EPAL para a gestão comercial do setor da água, líder em Portugal e já presente em Moçambique e em Cabo Verde; Sistema WONE®, solução da EPAL para a gestão e eficiência de redução de perdas de água; Waterbeep®, sistema da EPAL, inovador no controlo de consumo de água para clientes domésticos e empresas; Solução de Telemetria de Água, da PT Empresas, para leitura remota de consumo de água.

Sendo a água um bem escasso, a PT e a EPAL procuram com esta parceria contribuir para colocar a tecnologia e em particular o recurso da água ao serviço da gestão municipal, dentro e fora do país, numa perspetiva integrada e estratégica de desenvolvimento socioeconómico das cidades e de promoção do debate informado e esclarecedor sobre as Smart Cities.

As cidades são a forma de organização mais resiliente e bem-sucedida desenvolvida pelo ser humano, revelando a configuração da sua ocupação um indício do desenvolvimento socioeconómico dos países. A nível internacional, estima-se que as cidades sejam responsáveis por 90% do crescimento da população mundial. Em Portugal, em 2014, mais de 60% da população portuguesa vivia em cidades, sendo que dessa percentagem mais de 30% distribui-se entre Lisboa e Porto.

O crescimento acentuado da população, aliado à escassez dos recursos, exige que o desenvolvimento urbano decorra de forma sustentada, daí a importância da tecnologia, que pode assumir um papel decisivo no sucesso das cidades. O conceito de cidades inteligentes traduz, aliás, a convicção de que a tecnologia é central no desenvolvimento citadino, daí a importância de incorporar na cidade soluções tecnológicas desde a sua génese. As tecnologias permitem aos municípios serem mais eficientes, produtivos, competitivos, transparentes e plurais, traduzindo-se num aumento do bem-estar das populações e na capacitação para atrair investimentos e pessoas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.