Home » Sociedade » Notícia* » Publicidade enganosa lidera as queixas na Black Friday
Publicidade enganosa lidera as queixas na Black Friday

Publicidade enganosa lidera as queixas na Black Friday

As reclamações consequentes da Black Friday, cresceram 15% no Portal da Queixa, face a 2023. Os casos relacionados com publicidade enganosa e falsos descontos pesaram 48% nas denúncias. A categoria mais reclamada foi ‘Informática, Tecnologia e Som’, ao somar 32,8% das queixas dos consumidores, entre novembro e dezembro.

Entre 1 de novembro e 5 de dezembro de 2024 – período em que decorreram este ano as grandes promoções enquadradas na Black Friday, foram registadas pelos consumidores 668 reclamações no Portal da Queixa, um aumento na ordem dos 15%, em comparação com o período homólogo do ano anterior, onde se verificaram 582 ocorrências.

A análise realizada permitiu identificar quais foram as categorias com o maior volume de reclamações. Relacionadas com compras na área da Informática, Tecnologia e Som estiveram 32,8% das queixas. A segunda categoria mais reclamada foi Compras, Moda e Joalharia, ao reunir 17,8% das reclamações. Já a categoria Comunicações, TV e Media esteve na origem de 10,9% dos casos e a motivar 7,8% das participações, a categoria Beleza, Estética e Bem-Estar.

Segundo indicam os dados referentes ao período pré Black Friday os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores através do Portal da Queixa foram: publicidade enganosa e falsos descontos (47,6%), atrasos (38,1%) e problemas com o cancelamento de compra (9,5%). No que se refere ao período pós Black Friday (de 30 de novembro até 5 de dezembro), verificou-se que a maioria das queixas (55,7%) aponta como problema: atrasos nas encomendas.

Recorde-se que, esta Black Friday ficou marcada pela apresentação de uma inovação pioneira que vem ajudar todos os consumidores a comprar com maior confiança. Trata-se de uma ferramenta suportada por Inteligência Artificial, disponível no site NãoSejasPato.pt, que foi desenvolvida pela equipa da Consumers Trust, tecnológica portuguesa detentora do Portal da Queixa.

A ferramenta permite a qualquer pessoa verificar rapidamente a fiabilidade e confiabilidade de uma marca ou website, antes de fazer uma compra. A pesquisa é feita num só local e dá acesso a informação detalhada, fidedigna e global, de forma totalmente gratuita. A nova ferramenta de IA está já a revolucionar a forma como os consumidores tomam decisões. No primeiro dia de lançamento, foi consultada por mais de 10 mil pessoas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.