Home » Ambiente & Natureza » Quartel Electrão vai ofrecer ambulâncias aos bombeiros

Quartel Electrão vai ofrecer ambulâncias aos bombeiros

A iniciativa Quartel Electrão, lançada pela Amb3E-Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, vai dar aos bombeiros voluntários de todo o país a oportunidade de ganhar uma ambulância, equipamentos de proteção individual ou vales de combustível. Pela primeira vez, a campanha tem um âmbito nacional, de Bragança ao Algarve e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

A campanha desafia as corporações a recolher o máximo de Resíduos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas & Acumuladores (RPA), para que sejam corretamente encaminhados para tratamento e valorização.

Esta campanha tem como objetivo principal incentivar as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) e as comunidades locais a reunir a maior quantidade possível de REEE e RPA, de modo a, por um lado, minorar os seus impactos ambientais e, por outro, sensibilizar a população para a importância do correto encaminhamento deste tipo de resíduos. Simultaneamente, é uma forma de ajudar os bombeiros a cumprir a sua missão de apoio às populações locais.

Para participar basta preencher o formulário de adesão enviado pela Amb3E a todas as AHBV do país e remetê-lo para a Amb3E até dia 9 de setembro. A corporação que maior peso de resíduos recolher será premiada com uma ambulância de transporte de doentes. As entidades que recolherem mais RPA e mais lâmpadas receberão equipamento profissional de bombeiros no valor de 2.000 euros e 1.000 euros, respetivamente. Haverá ainda cinco prémios per capita, constituídos por cartões pré-pagos de combustível no valor de 1.000 euros cada. Estes serão atribuídos às corporações que maior peso de REEE recolherem, relativamente ao número de habitantes da sua área de intervenção. Todas as AHBV participantes receberão ainda um prémio monetário por cada tonelada recolhida.

Pedro Nazareth, Diretor Geral da Amb3E, comentou: “O Quartel Electrão é uma campanha que se inscreve no compromisso da Amb3E de sensibilizar as pessoas para o tema da reciclagem dos REEE e RPA. É também uma oportunidade da comunidade retribuir aos bombeiros o esforço e o empenho que diariamente colocam na sua atividade junto das populações.”

Esta ação faz parte da missão da Amb3E de sensibilizar a sociedade civil para a problemática ambiental dos REEE e RPA em fim de vida e para a importância do seu correto encaminhamento. As corporações nacionais de bombeiros são já uma das entidades parceiras da Amb3E no objetivo de aumentar os pontos de recolha e estar mais próximo da população.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.