Home » Cultura » Música » Quarteto Leipzig no Pequeno Auditório do CCB
Quarteto Leipzig no Pequeno Auditório do CCB
Quarteto Leipzig / Violino Stefan Arzberger/ Violino Tilman Büning/ Viola Ivo Bauer/ Violoncelo Peter Bruns

Quarteto Leipzig no Pequeno Auditório do CCB

O Quarteto Leipzig está anunciado para o Pequeno Auditório do CCB, na próxima sexta feira, 8 de Março pelas 21H00, para interpretar quartetos de cordas de Joly Braga Santos, Dmitri Shostakovich e António Pinho Vargas.

Desde a sua criação, o Quarteto Leipzig manteve um forte compromisso com a composição contemporânea, o que resultou em inúmeras estreias mundiais de obras de Beat Furrer, Jörg Widmann, Wolfgang Rihm, Steffen Schleiermacher, Christian Ofenbauer, Siegfried Thiele, Bernd Franke, Cristóbal Halffter, e agora António Pinho Vargas.

Ciclo Sexta Maior
O Som do Silêncio

Quarteto Leipzig
Violino Stefan Arzberger
Violino Tilman Büning
Viola Ivo Bauer
Violoncelo Peter Bruns

Pouco parecerá, a uma primeira impressão, unir os três quartetos de cordas de Joly Braga Santos, António Pinho Vargas e Dmitri Shostakovich propostos neste recital. No entanto, é mais aquilo que os une do que o que os separa. Escritos com apenas três anos de intervalo (1957 e 1960), os quartetos de Braga Santos e Shostakovich revelam um momento de viragem na obra dos seus autores, o português em direção a uma música mais áspera e despojada, e o soviético em direção aos seus últimos quartetos, obras de uma imensa concentração expressiva e conteúdo autobiográfico. António Pinho Vargas, cuja música partilha com a de Shostakovich um certo pathos trágico, pathos que denota uma inquietação existencial única na música portuguesa recente, dar-nos á a conhecer o seu 5.º Quarteto, confirmando-se assim como o compositor português moderno mais significativo no que toca a este género maior da música de câmara.

Contamos com a vossa colaboração na divulgação deste concerto com a estreia absoluta da peça Collections & translations varianti de António Pinho Vargas, uma encomenda do CCB.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.