Home » Sítios & Viagens » Destinos » Que locais merecem uma visita obrigatória em Roma?
Que locais merecem uma visita obrigatória em Roma?
Fonte de Trevi, Roma, Italia crd: Chris Czermak (@chris_czermak)

Que locais merecem uma visita obrigatória em Roma?

Roma, a cidade que respira história. Quer sentir um cheirinho de Roma? Não é algo difícil. Há várias low cost a operar entre Portugal e Roma e os preços são bastante convidativos. Longe vão os tempos em que viajar era algo utópico e só ao dispor dos mais ricos.

Hoje em dia com a introdução das low cost é muito mais fácil e acessível viajar permitindo-lhe conhecer cidades maravilhosas como é o caso de Roma. Uma coisa é certa: Roma não lhe será indiferente depois de visitar e é quase certo que se vai tornar um “embaixador” da cidade depois de visitar os locais que se seguem.

O museu do Vaticano e a Capela Sistina

Não se pode ir a Roma e não ver o papa, ou pelo menos, tentar. Fundados pelo Papa Júlio II no século XVI, os Museus do Vaticano albergam uma das maiores e mais importantes coleções de arte do mundo e estão distribuídos por 54 galerias, pátios e corredores. Encontrará milhares de esculturas antigas, obras de Rafael e, claro, frescos de Miguel Ângelo na Capela Sistina. Pode comprar aqui os ingressos para capela sistina. Se tiver tempo e planear com bastante antecedência, reserve os bilhetes para descer à Necrópole do Vaticano, situada por baixo da Basílica de São Pedro, e aos Jardins do Vaticano repletos de fontes, flora e uma réplica da Gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes.

Panteão de Roma

Sabe em que ano foi construído? 125 d.C. pelo Imperador Adriano. Percebe agora porque esta cidade respira história? O Panteão é um dos edifícios mais bem preservados dos tempos antigos. A sua cúpula, com 142 pés de diâmetro, é a maior do mundo. Entretanto, o óculo do Panteão, a abertura central no topo da cúpula, não só fornece uma fonte única de luz natural, mas também serve como uma ligação simbólica entre o templo e os céus, realçando o significado espiritual e arquitetónico desta antiga maravilha. Este é um local imperdível em Roma, e se for para a cidade durante o fim de semana de Pentecostes, terá uma surpresa – durante a missa dominical, toneladas de pétalas de rosa caem do óculo para assinalar a ocasião, e a visão é realmente algo.

Castel Sant’Angelo

‘O Castelo dos Anjos’, é uma atraente fortificação cilíndrica construída nas margens do rio Tibre pelo imperador romano Adriano no século II d.C.. Originalmente encomendado como mausoléu para Adriano e a sua família, foi mais tarde utilizado como fortaleza e castelo pelos papas. Inclui ainda uma passagem de fuga secreta que liga a estrutura à Cidade do Vaticano. Hoje, é um museu com salas com frescos, uma coleção de armas medievais e vistas deslumbrantes da cidade de Roma e da vizinha Basílica de São Pedro. No interior existe um pequeno café onde pode desfrutar de snacks ou de uma bebida com vista para o Vaticano.

Fontana di Trevi

Prepare as moedas porque vai precisar. Roma é conhecida como a cidade das fontes – existem mais de duas mil em toda a cidade, grandes e pequenas – mas nenhuma é mais grandiosa do que a Fonte de Trevi. Encomendada pelo Papa Clemente XII no século XVIII, esta majestosa obra de arte barroca foi esculpida em mármore de Carrara e demorou 30 anos a ser concluída. Foi construído no local de um antigo aqueduto que remonta a 19 a.C. e apresenta Oceanus, o deus do mar, sentado triunfalmente no topo de uma carruagem puxada por cavalos-marinhos no centro.

De ambos os lados estão Tritões, criaturas marinhas míticas que se assemelham a tritões, soprando em conchas. Segundo a lenda local, se atirar uma moeda por cima do ombro na Fontana di Trevi, regressará novamente a Roma durante a sua vida. Todos os anos, milhões de moedas são lançadas na fonte: são regularmente recolhidas e doadas a causas de solidariedade.

Mercado de Testaccio

Quer provar o que de melhor se faz na gastronomia de Roma? É um food lover e gosta de visitar locais pela sua gastronomia? Bem, certamente já sabe que o ananás na pizza não faz parte dos gostos dos italianos, ou então que partir a massa esparguete antes de a coser pode dar um ataque aos mais sensíveis, mas é provável que ainda não saiba que neste mercado pode provar o que lhe melhor se faz em Roma. Aqui, concentra-se a gema da gema do que esta gastronomia tem para oferecer e lembre-se de incluir este mercado no roteiro.

Roma é uma cidade que transpira história, cultura e encanto em cada esquina. Com atrações icônicas como os Museus do Vaticano e a Capela Sistina, o Panteão de Roma, o Castel Sant’Angelo e a Fontana di Trevi, cada visita é uma viagem pelo tempo e pelo esplendor arquitetônico. Abra o seu google maps e comece a marcar estes locais no mapa para ter a certeza que estarão presentes no seu roteiro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.