A “Raia Alhada” à moda de Olhão, no Algarve, é um dos pratos típicos que não sendo um exclusivo regional, é no entanto um prato especialmente preparado por alguns especialistas gastronómicos locais, que por razões que ainda não foram desvendadas, conseguem trazer à mesa, um pitéu de “deuses”, que proporciona o prazer de uma delícia incomparável, ao surpreender o palato menos avisado.
A RAIA:
A raia apresenta o corpo achatado, com o rostro quatro vezes maior do que a distância interorbitária, abertura cloacal mais perto da extremidade anterior do corpo do que da posterior e a cauda com linha média de espinhos. Atinge geralmente 60 cm de comprimento.
A RECEITA:
Ingredientes:
400g de raia
5 dentes de alho
1 Molho de Coentros
3 colheres de azeite
1 colher de vinagre
4 batatas
Sal (grosso)
Preparação:
A raia deve ser bem lavada em água corrente e ficar com sal durante 2 horas. Num tacho com água já a ferver, introduz-se a raia já salgada e as batatas e deixa-se cozer até que as batatas estejam cozidas.
Numa tigela temos os alhos muito bem esmagados, azeite, vinagre, 3 colheres de água de cozer a raia.
Depois de cozida, escorre-se a água da raia e das batatas, junta-se o preparado anterior e vai novamente ao fogo cerca de cinco minutos. Serve-se logo após a confeção.
Fonte: Município de Olhão / algarlife.com
Foto: Os prazeres do diabo