Home » Desporto » Automobilismo » Rampa da Falperra anima Braga no Fim de Semana
Rampa da Falperra anima Braga no Fim de Semana

Rampa da Falperra anima Braga no Fim de Semana

A Rampa Internacional da Falperra, prova pontuável para o Europeu de Montanha e para o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, que vai para a estrada no próximo fim de semana, conta com 126 inscritos.

Considerada uma das mais mediáticas e populares provas do calendário nacional de montanha, organizada pelo Clube Automóvel do Minho, esta prova celebra a sua 40ª edição, esperando-se uma verdadeira festa no decorrer dos três dias de competição.

A contar para o Europeu de Montanha, está confirmada a presença de Simone Faggioli e Christian Merli, ambos líderes do Campeonato, com destaque para Faggioli que é um perfeito conhecedor da prova portuguesa uma vez que soma seis vitórias na Falperra. É por isso, um dos principais candidatos à vitória, mas encontrará certamente, forte oposição, sobretudo de Merli que foi até agora o piloto mais rápido numa subida na prova bracarense.

No que respeita ao Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, esta é sem dúvida uma das provas preferidas da maioria dos pilotos. João Fonseca, Campeão da modalidade em 2015 e actual líder da tabela classificativa depois da vitória na Rampa da Penha, está focado em continuar na frente do campeonato, mas há vários pilotos candidatos a um bom resultado e o piloto da Covilhã pode esperar forte oposição dos seus mais directos adversários nas contas do Campeonato nomeadamente Hélder Silva, Gabriela Correia a única senhora em competição ou Pedro Marques.

“Começámos o campeonato com uma vitória à chuva, na Penha, mas agora as condições serão outras e teremos de descobrir o comportamento e a afinação do carro para piso seco. A Falperra é uma rampa muito rápida e com um ambiente fantástico devido ao muito público. O nosso objectivo é voltar a ganhar para o Campeonato, onde deveremos ter ainda mais concorrência”, referiu João Fonseca.

Gabriela Correia que se estreou nesta prova no dia em que completou 16 anos, está entusiasmada “A Falperra é um local que me traz muitas recordações porque foi aí que comecei a minha carreira nos automóveis e logo numa prova tão especial. O resultado na Penha mostrou a nossa evolução e agora, na Falperra, gostaria de voltar a lutar pela vitória na minha categoria. Sabemos que nunca é fácil, mas vamos tentar evoluir com o carro ao longo do fim-de-semana e retribuir o apoio e o carinho do público da Montanha”, comentou Gabriela Correia.

O programa do fim-de-semana prevê na sexta-feira, dia 10 de Maio as verificações técnicas e administrativas. Estando ainda prevista a exposição de viaturas no Parque São João da Ponte durante a tarde. Nesse mesmo local, pelas 20.30h terá lugar o desfile dos carros. No Sábado, 11 de Maio, a competição arranca pelas 9h com a realização dos treinos oficiais. No Domingo, 12 de Maio, as Subidas Oficiais arrancam pelas 8h estando prevista a entrega de prémios pelas 15h junto do Parque Fechado.
De destacar ainda a homenagem que será prestada ao malogrado Paulo Ramalho, forte impulsionador da modalidade e Campeão Absoluto de Montanha em 2010 e 2011, no Sábado após a segunda subida de treinos junto à chicane do autocarro onde será descerrado um mural em sua homenagem.

Para quem não tiver oportunidade de se deslocar à Falperra poderá acompanhar a prova na CMTV, sobretudo a última subida, que decorre pelas 12h de Domingo.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.