Home » Saúde » Rastreio à Urticária Crónica nas Farmácias
Urticária...Será? Vamos descobrir

Rastreio à Urticária Crónica nas Farmácias

As Farmácias lançam uma campanha nacional de rastreios, à Urticária Crónica Espontânea. De junho a setembro todas as pessoas com sintomatologia de urticária ou pele alérgica podem participar na campanha de sensibilização e diagnóstico para a Urticária Crónica Espontânea (UCE) a decorrer nas farmácias Holon de todo o país.

A campanha “Urticária…Será? Vamos descobrir!” é composta por uma ação de rastreios e várias sessões de esclarecimento sobre o impacto social, psicológico e físico da doença.

A Urticária Crónica Espontânea (UCE) é caracterizada pelo aparecimento súbito de lesões avermelhadas com relevo na pele, que provocam prurido (comichão) ou, até sensação de “queimadura”. É uma doença com fortes repercussões a nível emocional e social, que afeta entre 8 a 22% da população em algum momento da sua vida, sendo mais frequente em mulheres entre os 20 e 40 anos de idade.

“Por se tratar de uma situação clínica com fortes repercussões no bem-estar físico e na autoestima, as pessoas que apresentam esta patologia tendem muitas vezes a isolar-se. Neste sentido, é importante que os profissionais de saúde de proximidade, como os farmacêuticos, assumam uma postura pró-ativa na sensibilização da população sobre a doença, no sentido de aumentar a informação sobre a mesma, desmistificando os medos e apresentando soluções.

Com esta campanha pretende-se sensibilizar a população para esta patologia e para as soluções de saúde disponíveis, promovendo um atendimento diferenciado às pessoas com Urticária Crónica Espontânea (UCE).

Enquanto espaços de saúde de excelência, privilegiamos o atendimento personalizado, baseado na relação de proximidade e confiança com os nossos utentes, e assumimos o papel de informar e capacitar a comunidade que vive com urticária para uma melhor qualidade de vida”, explica a Ana Teresa Gonçalves, farmacêutica e coordenadora da equipa do Serviço de Dermofarmácia Holon.

O rastreio dermatológico consiste em:

Pré-rastreio (em farmácia):

– Aplicação do questionário “Como medir a gravidade da urticária?” de preenchimento durante 7 dias

– Utente traz o questionário preenchido no dia do rastreio

Rastreio (no Serviço de Dermofarmácia):

– Avaliação do Índice de Qualidade de Vida – Dermatologia (DLQI)

– Avaliação do valor de hidratação da pele com a máquina Softplus

– Aconselhamento especializado de uma dermofarmacêutica

Após o rastreio, a pessoa diagnosticada com UCE passa a ser acompanhada pelo Serviço Especializado de Dermofarmácia.

“Os nosso farmacêuticos têm como objetivo sensibilizar e aumentar o conhecimento da população em geral sobre a Urticária, promover a identificação precoce de pessoas com sinais e/ou sintomas sugestivos de Urticária e promover o acompanhamento das pessoas com Urticária no Serviço de Dermofarmácia, no sentido de melhorar o controlo da patologia”, conclui Ana Teresa Gonçalves.

A Campanha “Urticária…Será? Vamos descobrir!” é promovida pelas Farmácias Holon em parceria com a To Life.

Sobre a Urticária Crónica:

A UC subdivide-se em urticária crónica espontânea (UCE) e urticária crónica indutível (UCI).

A UCE representa a forma mais frequente e é caracterizada pelo surgimento espontâneo, quando não se encontra nenhum estímulo externo desencadeante específico, podendo ou não estar associada a causas conhecidas e ser agravada por diversos fatores como stress, ingestão de determinados alimentos ou fármacos. Em contraste, a UCI ocorre após exposição a um determinado estímulo desencadeante, mas não espontaneamente. No entanto, muitos doentes com UCI apresentam UCE concomitante. Assim, a urticária pode ser:

• Alérgica – quando as lesões ocorrem após ingestão de um alimento, ou da toma de um medicamento. Pode também ocorrer após o contacto da pele com alguma substância como plantas, cosméticos, químicos…

• Física – ocorre secundariamente a estímulos físicos, como contacto com o calor, frio, sol, água, pressão sobre a pele, exercício físico, entre outros.

• Espontânea – As lesões ocorrem sem uma origem e estímulo definido.

Devido à imprevisibilidade dos sintomas, as UC estão associadas a um impacto negativo na qualidade de vida e no estado psicológico dos doentes e a repercussões socioeconómicas, acarretando elevados custos diretos e indiretos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.