Site icon Ipressjournal

Rastreio de mama com tecnologia de tomossíntese no Algarve

Rastreio de mama com tecnologia de tomossíntese no Algarve

O Algarve já dispõe de uma unidade móvel de rastreio de mama com tecnologia de tomossíntese

Numa resposta ao apelo da Associação Oncológica do Algarve (AOA), para a aquisição de uma unidade móvel de rastreio de mama incluindo tecnologia de tomossíntese, os Rotários do Algarve, o “ Wolf Valley Charity” e o “Central Algarve Ladies Luncheon Group”, aderiram à idéia, promovendo diversas iniciativas solidárias, para a obtenção de fundos.

Os eventos de angariação de fundos promovidos pelas três organizações, reuniram fundos que associados aos apoios comunitários, permitiram a compra daquela unidade móvel de alta tecnologia, a qual chegou ao Algarve no final de maio, tendo iniciado as operações para que está vocacionada, no início de junho.

O cheque daquelas organizações, no valor total de 63.037EUR foi entregue à Presidente da AOA, Maria de Lurdes Marques da Silva e Sousa Santos Pereira, pelo Governador do “Rotary Club Estoi Palace International” Distrito 1960, Abílio Lopes, na passada quinta-feira dia 27 de junho, no Centro de Saúde de Albufeira, local onde a unidade está presentemente situada

Numa receção promovida posteriormente no Restaurante Casa do Cerro em Albufeira, Maria de Lurdes a Presidente da AOA, lembrou o ex-presidente da AssociaçãoAOA, Dr. José Santos Pereira, recentemente falecido, que não teve a oportunidade de ver a concretização do sonho da nova unidade móvel.

O Dr. Santos Pereira lutou durante toda a sua vida por um melhor tratamento para pacientes com cancro, reconhecendo que a deteção antecipada era crucial, a sua visão incitou há 15 anos a primeira unidade móvel de triagem de mama no Algarve e a Unidade de Radioterapia de Faro. O seu sonho prossegue com esta nova e moderna unidade de triagem móvel de mama.

A média mundial de cancro de mama por 100.000 é de 55,14 mulheres, a média Europeia é de 73,8 mulheres e, só no Algarve, a média é assustadora para 91,6 mulheres, pelo que a necessidade de equipamentos de deteção de alta tecnologia era de facto crítica.

Partilhe:
Exit mobile version