Home » Sociedade » Escolas e universidade » Reabilitação de edifício para residência universitária
Reabilitação de edifício para residência universitária

Reabilitação de edifício para residência universitária

O edifício anexo ao Museu Nacional de História Natural e Ciência, em Lisboa, bem como o Casario Poente, vão ser reabilitados e adaptados a residência universitária, uma iniciativa contratual entre a EastBanc Portugal e a Universidade de Lisboa.

O contrato terá uma duração de 30 anos e visa a criação de uma Residência Universitária, Restauração, Comércio e Serviços.

No âmbito deste acordo, a EastBanc Portugal será responsável pela reabilitação do espaço da Biblioteca e Sala do Conselho que será para uso da Universidade, assim como da Sala e Biblioteca Vandelli que será utilizada como sala de estudo para os residentes da Residência Universitária e também pela Universidade.

O projeto de reabilitação, sob a orientação do reconhecido arquiteto Falcão de Campos, visa promover a revitalização destes edifícios, ambos situados no bairro do Príncipe Real. Esta parceria está alinhada com a estratégia da EastBanc Portugal de continuamente dinamizar o bairro do Príncipe Real e oferecer alojamento estudantil e mais serviços relevantes para a comunidade.

Tiago Eiró, CEO da EastBanc Portugal, diz a propósito, que: “Sabemos que existe uma lacuna na oferta de residências de estudantes em Portugal, nomeadamente em Lisboa, que tem vindo a receber cada vez mais estudantes, todos os anos, incluindo estrangeiros. Fecharmos este acordo significa estarmos não só a contribuir com mais oferta de alojamento para este público, mas também a contribuir para a contínua revitalização do bairro do Príncipe Real, que ganhará com este projeto mais vida e dinamismo. E, ainda por cima, com a Universidade de Lisboa, nosso vizinho e parceiro há cerca de 20 anos no Príncipe Real”.

Nas palavras de Luís Ferreira, reitor da Universidade de Lisboa, “este projeto complementa o programa que temos em curso de disponibilização de residências de estudantes, no âmbito do qual pretendemos atingir as 2.500 camas até 2027, diversificando assim a oferta em Lisboa“.

Este acordo surge num período em que o número de estudantes do ensino superior em Portugal nunca foi tão elevado, tendo crescido 20% nos últimos seis anos. A Universidade de Lisboa tem atualmente mais de 50.000 alunos, sendo perto de 9.000 os estudantes estrangeiros. A cidade de Lisboa dispõe atualmente de cerca de 5.500 camas, como apontam dados do setor imobiliário, oferecendo a Universidade de Lisboa, até agora, cerca de 1.200 camas. Outros estudos concluem também que Lisboa e Porto carecem de pelo menos 20.000 camas adicionais para responder às necessidades da comunidade académica.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.