Home » Municipios » Reabilitação do Centro Histórico de Palmela
Reabilitação do Centro Histórico de Palmela
Reabilitação do Centro Histórico de Palmela

Reabilitação do Centro Histórico de Palmela

A Câmara Municipal de Palmela formalizou uma parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), para realização de um estudo dos revestimentos exteriores dos edifícios do Centro Histórico da Vila de Palmela, no âmbito da estratégia municipal de reabilitação urbana.

A partir desta caraterização foi possível identificar algumas patologias mais comuns, com forte impacto na degradação das fachadas, e elencar um conjunto de recomendações que podem ajudar na escolha de melhores soluções para a execução e reparação de revestimentos em alvenarias antigas.

O diagnóstico das principais patologias identificadas (fendilhação, descolamentos, destacamentos, perdas de coesão, perdas de aderência, eflorescências) apresenta como uma das causas mais relevantes a humidade de ascensão capilar, prendendo-se, em grande medida, com a morfologia do território.

A situação de degradação destes edifícios está igualmente marcada por intervenções de reparação e execução de novos rebocos, com recurso a argamassas de cimento que se têm mostrado inadequadas, com pouca durabilidade, potenciando, em muitos casos, o reaparecimento e agravamento das patologias existentes. Reunindo informação útil sobre quais as soluções que apresentam uma maior durabilidade, tendo em conta as condições do território, as conclusões deste estudo são também, por isso, uma mais-valia para profissionais e particulares que pretendam recuperar/reabilitar edifícios no Centro Histórico.

Com o intuito de revitalizar o Centro Histórico da Vila de Palmela, o Município de Palmela tem vindo a promover um conjunto de ações e medidas de incentivo e a aprofundar o conhecimento sobre este núcleo urbano, desde a malha urbana ao pequeno pátio, dos monumentos mais relevantes às casas mais humildes, e que se revelam essenciais à compreensão da história local e ao esforço de proteção e valorização do património edificado.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.