Home » Municipios » Reabriu renovado o Parque de Campismo da Ilha de Faro
Reabriu renovado o Parque de Campismo da Ilha de Faro

Reabriu renovado o Parque de Campismo da Ilha de Faro

O Parque de Campismo Municipal da Praia de Faro reabriu na segunda-feira, completamente renovado, depois de um processo litigioso que durante muitos anos atrasou a sua renovação e adequação às atuais exigências para a prática de campismo / caravanismo em tempo de férias.

Reabriu renovado o Parque de Campismo da Ilha de Faro

Situado numa localização privilegiada entre a Ria e o mar e que já começou a receber visitantes, vai afirmar ainda mais esta zona balnear como destino turístico de excelência.

Com a atual reestruturação, o Parque de Campismo da Praia de Faro, está preparado e equipado com as melhores condições, para responder aos utentes que passam a dispor de 200 lotes para tendas e 24 para caravanismo, uma capacidade total na ordem das 689 pessoas.

Este espaço, que conta com uma receção, balneários, uma zona de jogos, um parque infantil, posto de primeiros socorros ou churrasqueira, ai funcionar para já com lotação limitada, que se irá ajustando em função da realidade. Para além disto, foram plantadas cerca de uma centena de árvores no recinto.

A inauguração formal do Parque de Campismo aconteceu no passado sábado, mas ainda antes da abertura ao público em geral, este foi “estreado” simbolicamente durante o fim de semana por grupos de escuteiros, escutas e guias do concelho, que foram os primeiros a acampar neste espaço agora reabilitado.

Recorde-se que o antigo parque de campismo encerrou ao público em 2003, embora aquele terreno municipal tenha continuado a ser utilizado pelos utentes que já lá estavam, tendo, em 2010, passado a gestão do espaço para uma associação de direito privado, através de um contrato de comodato com a autarquia – que até ali custeava todas as despesas inerentes à instalação.

Só a 25 de novembro de 2019, após várias lutas jurídicas, o Parque de Campismo voltou para as mãos da Câmara Municipal de Faro. Em dezembro do mesmo ano, ao mesmo tempo em que começavam as obras de requalificação do espaço, o Município aprovou um regulamento para o Parque de Campismo, com gestão municipal, que prevê agora a rotatividade dos utentes: no máximo, o período de estadia não poderá ser superior a 15 dias.

Ao todo, o Município investiu cerca de 800 mil euros na requalificação do Parque de Campismo, espaço que também conta, desde 9 de abril deste ano, com uma peça do artista Bordalo II. A instalação, que pode ser vista desde longe na torre de água do Parque, retrata um cavalo-marinho de grande dimensão que embeleza este espaço icónico e alerta para o estado de conservação da Ria Formosa, habitat natural de centenas de espécies protegidas.

No âmbito da inauguração formal do Parque, o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, congratulou-se com o fim de uma longa batalha para devolver este espaço emblemático ao usufruto público. “Este espaço já devia estar a funcionar há algum tempo, mas hoje, finalmente, temos aqui um espaço único, digno e com todas as condições e uma localização fenomenal, com o mar a sul e a Ria Formosa a norte”, referiu Rogério Bacalhau, adiantando que “não existe outro parque com estas características”.

“Por isso, a partir de agora, toda a gente que o desejar e caso haja disponibilidade, pode ficar no parque, bastando para isso dirigir-se à portaria e usufruir”, acrescentou ainda o presidente, em jeito de convite. Os interessados em usufruir do novo Parque de Campismo podem ainda contactar a receção do Parque de Campismo, através dos contactos de telefone 289 870 805 ou do e-mail parque.campismo@cm-faro.pt.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.