Site icon Ipressjournal

Reação ao aumento das taxas de juro do BCE

Reação ao aumento das taxas de juro do BCE

No seguimento do aumento das taxas de juro anunciado hoje pelo BCE, Miguel Cabrita, responsável do idealista/créditohabitação Portugal, explica que “o verdadeiro impacto do aumento de 50 pontos básicos será notado no comportamento da Euribor, que reflete a expetativa a 12 meses e que está próxima de 2,80% há várias semanas. Teremos de ver se esta subida da taxa de juro impulsiona a Euribor e a mesma volta a subir (situando-se acima dos 3%) ou se, pelo contrário, apenas subirá quando o BCE também supere os 3%.

Apesar da inflação estar a baixar, os seus níveis continuam muito acima do objetivo, e não parece haver nenhum indicador que garanta que durante 2023 nos aproximemos dos 2%, sendo previsível que as taxas de juro se mantenham nos níveis atuais ou até mesmo que continuem a subir.

Do ponto de vista da economia familiar, assistiremos à continuação de renovações periódicas dos créditos habitação, com fortes revisões em alta das prestações mensais. Para quem vai contratar um novo empréstimo para comprar casa nos próximos meses é provável que as condições se mantenham estáveis nos níveis atuais, à espera de se verificar os movimentos da Euribor (para os créditos com taxa variável) e o custo de financiamento a longo prazo (no caso dos créditos com taxa mista e fixa).

Dado o momento atual, muitos dos nossos clientes estão a alterar os contratos de taxa de variável para mista ou fixa, de forma a limitar o impacto da forte subida. Nos últimos meses, no idealista/créditohabitação registou-se um crescimento acentuado da procura de transferência do crédito habitação, sendo que esta tendência se manterá seguramente durante a primeira metade do próximo ano.

Temos assistido a um encarecimento dos créditos habitação, tanto para os empréstimos a decorrer, como para novas contratações, quer pela subida da Euribor, quer pelas taxas mistas/fixas oferecidas pelos bancos (as quais se encontram acima dos 3% ou 4% em alguns casos). Neste momento, conseguir ofertas personalizadas entre diferentes bancos e comparar as condições de cada um é mais importante que nunca.

Idealista / CS

Partilhe:
Exit mobile version