Home » Gastro & Vinhos » Receitas » Receita da Sopa Caramela, uma iguaria singular

Receita da Sopa Caramela, uma iguaria singular

A origem da Sopa Caramela vai para além dos tempos, tem origem “nas populações rurais que vinham da Beira Litoral em busca de trabalho, para a zona de Rio Frio, a quem se dava o nome de ‘caramelos'”. Em 1997, na 1ª edição das Festas Populares do Pinhal Novo, concelho de Palmela, a sopa caramela foi confecionada pela equipa do Ensino recorrente, grupo que, desde o início, se tornou o grande promotor da cultura caramela.

Nos anos seguintes foi apresentada nas Festas pelas mulheres representantes dos vários grupos Folclóricos que davam à festa, toda a sua experiência e saber gastronómico, na confeção desta sopa considerada autóctone. “Uma iguaria de referência, que compete com outras especialidades regionais”.

A sopa caramela já é a rainha das Festas do Pinhal Novo, sendo servida em originais tigelas de barro, que em cada ano, assumem formatos diferentes. O êxito tem sido extraordinário, com a sopa caramela a destacar-se como “iguaria singular”.

Receita sopa Caramela

Esta receita foi divulgada pela Associação de Festas de Pinhal Novo, (receita gentilmente cedida por Maria Júlia Oliveira do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo)

Preparação:

/- Coloque o feijão de molho de um dia para o outro.
/- No próprio dia lave o feijão e leve a cozer em água juntando a carne, os enchidos, a cebola, os dentes de alho, o azeite e o sal.
/- Quando as carnes e os enchidos estiverem cozidos retire-os e corte-os em bocados.
/- Triture grosseiramente metade do feijão, junte mais água se for necessário e junte as hortaliças, a cenoura, o nabo, as batatas cortadas em cubos e a banha. Deixe cozer lentamente. Quando as hortaliças estiverem quase cozidas junte a massa e deixe cozer um pouco mais.
/- No final retire a panela do fogo, junte as carnes cortadas e os coentros picados.
/- Sirva, de preferência em tigelas de barro, á boa maneira caramela.

Bom apetite!

Ingredientes:

250g de feijão catarino
250g de pá de porco
100g de toucinho entremeado
1 chouriço de carne
1 morcela
1Kg de repolho
100g de batatas
1 couve
2 nabo
1 cebola
1 cenoura
3 dentes de alho
1 molho de coentros
100g de massa de cotovelinhos
Azeite q.b
Banha q.b
Sal q.b

Esta receita é divulgada pela Associação de Festas de Pinhal Novo, (receita gentilmente cedida por Maria Júlia Oliveira do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.