Home » Sociedade » Notícia* » Reclamações: Apoios sociais extraordinários
Reclamações: Apoios sociais extraordinários

Reclamações: Apoios sociais extraordinários

Os apoios sociais extraordinários, dirigidos aos beneficiários que reúnem os critérios exigidos pelo governo, para fazer face à crise, tinham gerado até esta quinta feira, perto de 500 reclamações no Portal da Queixa. A mudança de IBAN é o principal motivo de queixa: 47%. A falta ou demora no pagamento está na origem de 31% das reclamações.

Segundo dados divulgados pelo Portal da Queixa, continuam a verificar-se casos de contribuintes que viram o IBAN ser alterado, sem consentimento, para outro desconhecido, motivo que gera 7% das queixas. As entidades mais visadas são a AT, alvo de 68% das reclamações e a Segurança Social com 12%.

São vários os apoios do Governo às famílias para mitigar os efeitos da inflação. O apoio extraordinário de 125 euros (subsídio este que começou a ser pago no dia 20 de outubro de 2022 e que ainda falta chegar a 230 mil pessoas), outro apoio extraordinário para ajudar as famílias mais vulneráveis, no valor de 240 euros (que começou a ser pago a 23 de dezembro), e os apoios aprovados mais recentemente no Conselho de Ministros de 23 de março, que contemplam um apoio adicional ao abono de família e outro apoio mensal de 30 euros para as famílias mais vulneráveis. De referir que, neste último – pago por transferência bancária -, terminou esta semana (dia 11 de abril), o prazo para atualizar o IBAN na Segurança Social Direta.

De acordo com uma análise do Portal da Queixa, desde que os apoios extraordinários começaram a ser pagos aos beneficiários, já foram registadas, entre outubro de 2022 e abril deste ano, um total de 463 reclamações relacionadas com problemas para a receção dos subsídios. O maior volume de queixas foi registado entre outubro e dezembro do ano passado (394) e de janeiro a 12 de abril de 2023, a plataforma recebeu 69 reclamações.

Entre os principais motivos de reclamação reportados, os dados do Portal da Queixa aferiram que 47% das queixas referem-se a “problemas com a atualização/mudança do IBAN” nas plataformas online da AT e da Segurança Social, com 7% dos beneficiários indignados a relatarem casos de “IBAN desconhecido”, ou seja, a alegada mudança de número de conta feita sem o seu consentimento, uma situação que foi denunciada pelo Portal da Queixa, já em outubro passado.

Na origem de 31% do total de queixas apurado, está a “falta ou demora no pagamento”. Já a gerar 9% das reclamações está a “elegibilidade para beneficiário”. O “erro no cálculo” é o motivo apontado por 6,88% dos contribuintes e as “dificuldades no atendimento ao cliente” pesam 1,15% nas queixas registadas entre outubro e abril.

As principais entidades visadas são a Autoridade Tributária (AT), a absorver 68% das reclamações e a Segurança Social a ser alvo 12% das queixas, uma vez que, são os organismos responsáveis pelo pagamento dos apoios extraordinários.

Apesar do crescente número de reclamações dirigidas à AT, esta entidade pública tem procurado responder aos problemas que lhe são reportados via Portal da Queixa, segundo revelam os indicadores de performance: um Índice de Satisfação (IS) pontuado pelos consumidores em 90.6 (em 100) e uma Taxa de Solução de 97%.

O mesmo não se verifica com a Segurança Social. Este organismo regista baixos níveis de performance, com um IS avaliado em 15.1 (Insatisfatório) e uma Taxa de Solução de apenas 14.2%.

Partilhe:

One comment

  1. Fatima spencer moniz

    Eu nao recebo nada disso sou mae solteira a minha filha estuda esta no 10 ano e esta a fazer um curso nem vai receber o apoio do estado porque cortara lhe o abono era o unico vencimento que entra na minha casa tenho 51 anos sou asmatica cronica e no mes passado apanhei infeiçao pulmunar mais eu so queria o abono dela liguei pra segurança social dizeram ne que alteirei o meu agregado familiar no ano passado coryaram o abono porque entrava 4.000 euros na minha cssa tive que provar que nao entrava nem 1 euro deram lhe o abono 3 meses ja no 4 mes cortaram por alteraçao do agregado familiar a familia é a mesma nao tive mais filhos como é possivel isso meu deus é muito truste ela vai deijar de estudar porque nao tenho como ela continuar a estudar isso ta mal organizado qial é a cabeça que ela tem para estudar com fome nem 1 carcaça tenho em casa sou mae solteira a unica coisa é ela ficar em casa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.