Reclamações contra Ginásios no Portal da Queixa

Reclamações contra Ginásios no Portal da Queixa

789

As reclamações dirigidas a ginásios, no Portal da Queixa em 2019, registaram um aumento na ordem dos 64%, comparativamente ao verificado no ano anterior.

Problemas com o cancelamento do contrato e cobranças indevidas são os principais motivos das reclamações apresentadas. E porque janeiro marca o regresso em força aos ginásios, o Portal da Queixa relembra algumas dicas para se evitarem situações desagradáveis.

As reclamações contra ginásios não são uma novidade, no entanto, os dados analisados pela equipa do Portal atestam que estas têm aumentado ano após ano. Ao longo do ano de 2019, foram registadas 369 reclamações direcionadas aos ginásios, um aumento de 64% face ao ano de 2018 (225 queixas). Só em 2020, já foram já registadas 34 reclamações no Portal da Queixa.

A análise dos dados permitiu identificar os principais motivos que estivaram na origem da insatisfação dos consumidores ao longo de 2019: a maioria das reclamações registadas está relacionada com dificuldades no momento de cancelar/rescindir o contrato (147 queixas). As cobranças indevidas também são muito frequentes, pois o pagamento é quase sempre por débito direto, estando na origem de 87 das queixas apresentadas. Seguem-se as queixas por mau atendimento e falta de condições, que geraram 80 reclamações.

No ranking dos ginásios com maior número de reclamações, as marcas que lideram o Top 3 da tabela são: o Fitness HUT, o Fitness UP e o Solinca Health Clubs.

Por seu turno, atualmente, as três marcas que registam o maior Índice de Satisfação atribuído pelos consumidores, considerando as taxas de resposta e resolução às reclamações, são o Holmes Place, o Fitness UP e o Pump Fitness Siprit.

DICAS PORTAL DA QUEIXA PARA EVITAR SITUAÇÕES DESAGRADÁVEIS COM GINÁSIOS:

1 – Fidelizações

Antes de assinar qualquer contrato, leia-o muito bem. Deve esclarecer todas as dúvidas que possam surgir, junto da entidade. Se estiver perante uma cláusula que imponha a duração do contrato, esta não é ilegal ou inválida, desde que atribua ao consumidor uma vantagem económica como contrapartida.

2 – Débitos Diretos

Este é um tipo de pagamento muito comum nos ginásios, no entanto deverá sempre existir uma alternativa, que poderá ser por transferência bancária, referência de pagamento por multibanco ou por entrega em dinheiro. Poderá sempre utilizar como argumento as diretrizes do Banco de Portugal: o consumidor tem sempre liberdade de aceitar ou recusar o pagamento de débito direto.

No fim, cabe ao consumidor a decisão de aceitar ou não o débito direto, tendo em conta que até pode compensar. É sempre recomendado verificar o extrato da conta todos os meses.

3 – Rescisões de Contrato

Se não existir vínculo contratual, será mais fácil rescindir. Basta uma comunicação por carta registada ou entregue no próprio ginásio, ficando sempre com um comprovativo.

Se existir uma fidelização, tem de apresentar uma razão objetiva (não apenas referir situações de doença ou desemprego). Tem de invocar um motivo válido, caso contrário, pode ter uma penalização por parte do ginásio.

Os números do Portal da Queixa em 2019:

400.000 Utilizadores registados
350.000 Reclamações recebidas (100k só em 2019)
7.000 Marcas presentes na plataforma
±10 Milhões de visitas únicas ao Portal da Queixa

Partilhe:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O site 'ipressJournal' utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante. LER MAIS

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close