Home » Economia » Transportes » Reclamações dos utentes da CP no Portal da Queixa
Dispararam as queixas dos utentes da CP no Portal da Queixa

Reclamações dos utentes da CP no Portal da Queixa

Os atrasos dos combóios da CP, lideram as reclamação dos utentes no Portal da Queixa. Entre 7 de abril de 2018 e 7 de abril de 2019, as queixas dos utentes da CP Comboios de Portugal dispararam 82%, quando comparado com o período homólogo.

O Portal da Queixa tem-se deparado com a crescente insatisfação dos consumidores face à baixa qualidade dos serviços da CP. Desde o início do ano, até ao dia 7 de abril, a maior rede social de consumidores de Portugal viu serem registadas na sua plataforma: 126 reclamações. A equipa do Portal da Queixa decidiu fazer a análise entre dois períodos mais longos e verificou que, de 7 de abril de 2017 a 7 de abril de 2018, foram recebidas 339 reclamações, tendo constatado que o número das queixas disparou para 617, entre 7 de abril de 2018 e 7 de abril de 2019, refletindo um aumento de 82%.

Os motivos das reclamações que os consumidores dirigem à CP, são vários, mas o destaque tem sobretudo a ver com o não cumprimento de horários. No entanto, a maioria reporta para além dos atrasos, a falta de condições, a supressão de comboios e a devolução de dinheiro por engano no preço do bilhete.

A página da CP no Portal da Queixa é o reflexo da falta de resposta entre a marca e o consumidor, uma vez que, apresenta um Índice de Satisfação de apenas 4.7 em 100 e uma Taxa de Resposta de 0%, alusiva ao último ano. Das mais de 600 reclamações recebidas nos últimos doze meses, apenas 14 estão dadas como resolvidas.

De referir que, um relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes sobre o estado da ferrovia em Portugal em 2017, divulgado em março de 2019, concluiu ainda que os comboios da CP passam cada vez mais tempo parados. O documento compara a CP, empresa pública, com a Fertagus, única empresa privada de comboios para passageiros em Portugal, e a diferença é evidente. A chamada taxa de imobilização para manutenção, reparação ou outras razões manteve-se estável na Fertagus entre 2015 e 2017 (6%), mas subiu na CP: de 14% para 19% nas carruagens; e de 12% para 16% nas automotoras e locomotivas, pelo que por dia cerca de uma em cada seis está imobilizada.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.