Home » Atualidade » Nacional » Rede Mobi.E cresce 73% em carregamentos el√©tricos
Rede Mobi.E cresce 73% em carregamentos elétricos

Rede Mobi.E cresce 73% em carregamentos elétricos

A rede Mobi.E registou 405.728 carregamentos no mês de agosto, o que representa uma subida de 73% face ao mesmo mês do ano passado. Também ao nível dos consumos de energia, a rede ultrapassou os recordes anteriores, tendo atingido os 6.932.261 kWh, um aumento de 91% em comparação com o mesmo período homólogo.

O cont√≠nuo crescimento da rede Mobi.E √© um dos principais fatores que contribui para estes n√ļmeros, uma vez que tem acompanhado o incremento do parque de viaturas el√©tricas. No final de agosto, integravam a rede um total de 5.043 postos (3.827 p√ļblicos), o que corresponde a 8.204 pontos de carregamento.

Outro dado relevante √© a pot√™ncia da rede, atualmente superior a 211.820 kW, 12% superior ao objetivo proposto no regulamento europeu ‚ÄúAlternative Fuel Infrastructure‚ÄĚ Regulation‚ÄĚ (AFIR). No final de agosto, 1.379 postos de carregamento eram r√°pidos ou ultrarr√°pidos, o que representa mais de um ter√ßo (37%) do total.

Desde 1 de janeiro, utilizaram a rede nacional de carregamento mais de 133 mi condutores, uma subida de 61% face a 2022. Em média, nos oito primeiros meses do ano, cada utilizador efetuou 20 carregamentos na rede Mobi.E.

Quanto ao impacto da rede Mobi.E no ambiente, de janeiro a agosto deste ano já foram poupadas mais de 32.500 toneladas de CO2. Tal significa que seriam necessárias mais de 543 mil árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono.

Existem atualmente 50 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas 68 tomadas, em média.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.