Home » Cultura » Livros » Literatura » Relançada a coleção Plural criada por Vasco Graça Moura
Relançada a coleção Plural criada por Vasco Graça Moura
Relançada a coleção Plural criada por Vasco Graça Moura

Relançada a coleção Plural criada por Vasco Graça Moura

A coleção Plural, criada por Vasco Graça Moura na década de 1980, vai ser relançada, segundo o anúncio feito na passada quinta-feira gurante a cerimónia de apresentação de ‘história do século vinte’, de José Gardeazabal, distinguido na primeira edição do Prémio INCM/Vasco Graça Moura e a primeira obra publicada na renovada coleção.

José Gardeazabal é natural de Lisboa, estudou e viveu em Luanda, Aveiro, Boston e Los Angeles. Escreve ficção, teatro e poesia, entre outros géneros.

Na apresentação do livro José Tolentino Mendonça, presidente do júri do Prémio, afirmou que a obra distinguida «é a revelação de um grande autor, uma voz que traz à literatura portuguesa uma força, um modo de ver e um novo olhar sobre a realidade, e que fez desta obra a escolha evidente».

‘História do século vinte’ constitui «uma cartografia do próprio tempo, um olhar filosófico» sobre a realidade que colhe o nó da questão do século XX, «é uma antiepopeia, um louvor não lírico, quase cirúrgico, que não deixará nenhum leitor indiferente. É um livro que dá um prémio ao seu autor, José Gardeazabal, mas também à poesia portuguesa do nosso tempo.»

Na sua primeira fase, a coleção Plural acolheu obras de então promissores escritores, hoje confirmados autores. Dirigida atualmente pelo biólogo, poeta e editor Jorge Reis-Sá, a Plural renasce como espaço dedicado à poesia do grande universo da língua portuguesa, espaço de liberdade, de literatura, de pluralidade — homenageando o seu criador Vasco Graça Moura, «o editor memorável», como lhe chamou A. Mega Ferreira.

O objetivo da nova Plural é publicar as obras de poesia distinguidas no âmbito do Prémio e outras obras de indubitável qualidade, que não encontraram ainda a justa oportunidade de publicação ou que são de acesso difícil para o público português.

‘História do século vinte’ vem estrear a nova coleção Plural, iniciada em 1982 por Vasco Graça Moura. Jorge Reis-Sá, diretor editorial da coleção, relembrou que a Plural vai prosseguir com a poesia de Mário Dionísio, José Henrique Santos Barros, Vasco Gato, e ainda de Alexandre Sarrazola, cuja obra Fade Out — distinguida pelo júri do Prémio com uma menção honrosa, tem o lançamento marcado já para dia 29 de abril, na Biblioteca da Imprensa Nacional.

Para Jorge Reis-Sá «A INCM quer continuar com coleção Plural. A INCM quer continuar a publicar poesia. Quer continuar a acreditar e a persistir na poesia».

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.