Home » Cultura » Geral » Relógio na Torre do Palácio Nacional da Pena foi restaurado

Relógio na Torre do Palácio Nacional da Pena foi restaurado

A Parques de Sintra concluiu os trabalhos de recuperação do mecanismo do Relógio Monumental, instalado na Torre do Palácio Nacional da Pena que voltou a funcionar 25 anos depois.
O restauro desta peça de relojoaria ímpar, exigiu um investimento financeiro de cerca de 35.000 Euros por parte da empresa.

Encomendado pela rainha Carlota Joaquina e executado pelo mestre relojoeiro da Casa Real, António Rodrigues Leite, no ano de 1830, destinando-se originalmente à Real Capela da Quinta do Ramalhão, esta peça icónica voltou a funcionar.

Trata-se de um mecanismo associado a um conjunto de dois sinos, que marcam, respetivamente, o de maior dimensão, as horas e o de menor dimensão, os quartos de hora, e que, para além da data e do autor, um dos sinos é datado de 1740, da autoria de Pedro Ruis Palavra, têm representado, em relevo, Jesus Cristo na cruz.

Parcialmente retirado do seu contexto desde o início da década de 90 do século passado, com o objetivo de proceder à sua recuperação e recolocação em funcionamento, passou por várias vicissitudes, tendo a Parques de Sintra retomado o processo de recuperação em 2013.

O restauro foi conduzido por Hermínio de Freitas Nunes, relojoeiro especialista em relógios de Torre e de Salão, ao longo de 9 meses. Este especialista foi escolhido para este trabalho minucioso pela experiência que detém neste tipo de instrumentos.

Do vasto currículo, fazem parte o restauro do relógio de Torre mais pequeno do mundo, pertencente à estação ferroviária de Coimbra; da Igreja do Sanguinhal, no Bombarral, da Igreja Paroquial de Ançã, em Coimbra; da Torre Municipal de Aljubarrota, da Torre Municipal de Pernes, em Santarém; e do Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, em Fátima, entre muitos outros. É ainda, atualmente, o responsável pela manutenção do relógio do Arco da Rua Augusta, em Lisboa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.