Home » Economia » Empresas » Renovada a Acreditação de Carbono nos aeroportos da ANA
ACI Europa renova a Acreditação de Carbono nos aeroportos da ANA
ACI Europa renova a Acreditação de Carbono nos aeroportos da ANA

Renovada a Acreditação de Carbono nos aeroportos da ANA

A renovação da Acreditação de Carbono pelo ACI Europa, nos aeroportos da Ana Aeroportos de Portugal, são o resultado da aplicação sustentada e sistemática de um esforço voluntário para gerir as emissões associadas à atividade dos aeroportos geridos pela empresa.

Este ano, o nível 2, Redução do programa Airport Carbon Accreditation foi atribuído a 8 aeroportos, Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada, Santa Maria, Horta, Flores e Beja; os aeroportos da Madeira e Porto Santo obtiveram o nível 1, Mapeamento.

A Acreditação Aeroportuária de Carbono é uma iniciativa do ACI – Airports Council International e constitui um programa específico para a gestão das emissões de carbono para os Aeroportos. Através dele, o ACI avalia e reconhece os esforços dos Aeroportos para gerir e reduzir as suas emissões de carbono, havendo quatro níveis de reconhecimento: “Mapeamento”, “Redução”, “Otimização” e “Neutralidade”. Este programa, que teve início na ACI Europa, foi posteriormente estendido a nível global.

A acreditação ao nível do “Mapeamento” significa que a ANA, empresa do grupo VINCI Airports, implementou uma estratégia de contabilização de todas as fontes de emissões de CO2 que estão sob o seu controlo direto. Por outro lado, a acreditação ao nível da “Redução” significa que a ANA não só conhece as suas emissões de CO2, como conseguiu reduzir a pegada de carbono correspondente.

O cálculo da pegada de carbono dos aeroportos ANA é submetida a uma verificação por entidade externa e independente para os âmbitos 1 e 2, reforçando a credibilidade dos níveis de emissão declarados pela empresa do grupo VINCI Airports.

No final de 2015 o ACI registava entre os seus associados um total de 137 Aeroportos acreditados, os quais representavam 31% do tráfego mundial de passageiros.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.