Home » Economia » Empresas » Repsol distinguida “Empresa energética do ano” pela Platts

Repsol distinguida “Empresa energética do ano” pela Platts

A Repsol foi distinguida “Melhor empresa energética do ano”, pela agência especializada Platts, na Gala dos Prémios Globais da Energia, que teve lugar em Nova Iorque.

O júri, formado por especialistas do sector energético, valorizou entre mais de 200 nomeados de 25 países, o desempenho da empresa e a sua capacidade para criar valor num contexto marcado pela significativa descida dos preços de crude, assim como a operação transformadora de crescimento levada a cabo com a aquisição da Talisman, empresa canadiana que permitiu à Repsol diversificar a sua carteira de ativos e converter-se numa das maiores petrolíferas privadas do mundo.

A prestigiada agência internacional premiou ainda o êxito da recuperação do valor e a imediata monetização da expropriada YPF. A Repsol obteve um total de 6.300 milhões de dólares que posteriormente aplicou na melhoria do seu portefólio Com a operação Talisman.

Para o CEO da Repsol, Josu Jon Imaz, “neste ano de transformação para a Repsol, aproveitámos as nossas forças para consolidar as bases para a próxima década. Este prémio faz-nos, por isso, pensar que seguimos pelo rumo certo e motiva-nos a continuar a trabalhar para alcançarmos as nossas metas”.

Por seu lado, a presidente da Platts, Imogen Dillon Hatcher, afirmou que a Repsol é uma empresa “corajosa, executiva, que está a demonstrar o seu sentido estratégico e a sua capacidade para resistir”. Para além disso, a Platts destacou que, desde 1999 nenhuma empresa obtinha três prémios no mesmo ano.

Trata-se do segundo ano consecutivo em que a Repsol é destacada como a melhor empresa energética por uma das publicações internacionais mais relevantes, depois de, em 2014, ter sido premiada pela revista Petroleum Economist.

A Repsol foi ainda classificada de melhor empresa no âmbito de Downstream, graças à qualidade e excelência operacional dos seus ativos industriais, e a sua diretora geral de Downstream, María Victoria Zingoni, foi premiada como “Personalidade emergente do ano”, pela sua trajetória e liderança em momentos chave da empresa: a recuperação do valor YPF e o processo de integração da Talisman.

No que se refere ao reconhecimento de Downstream, a Platts considerou a força do modelo de negócio integrado da Repsol, a gestão do seu sistema de refinação, único na Europa, mediante o qual as cinco refinarias espanholas da empresa operam como uma, o aumento da sua eficiência e a redução de emissões. Os investimentos realizados pela Repsol no seu sistema de refino estão a permitir-lhe alcançar margens de refinação record e a liderar o sector na Europa.

Sobre a Platts

A Platts é a agência líder mundial especializada em informação de energia, petroquímica e metais. Nos seus mais de 100 anos de história contribuiu, através dos seus relatórios, para que os mercados operem com maior transparência e eficiência.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.